A comparação com o que se vê nas redes costuma ser perigoso e distancia o paciente da própria realidade
Virginia chamou a atenção com tanquinho poucas semanas após o nascimento do terceiro filho. / Reprodução Instagram
Poucos dias depois do nascimento do terceiro filho, Virginia parecia ter voltado 100% ao seu corpo inicial. Já outras influenciadoras curtiram a praia poucos dias depois de uma lipo. Enquanto isso, no “mundo real” a cicatrização parece demorar bem mais após um procedimento estético.
E por que isso acontece?
Segundo o pioneiro da lipoaspiração no Brasil e ex-presidente da SBCP, Dr. Luiz Haroldo Pereira, múltiplos fatores influenciam nessa recuperação e a comparação pode se tornar um risco para a saúde.
“As pessoas não imaginam que toda cirurgia demora para mostrar seu resultado final, chegando a 3 ou 4 meses até para ficar realmente bom. E cada pessoa vai ter o seu período, considerando especialmente o estilo de vida pré-cirurgia”, conta o médico.
Luiz Haroldo afirma que a comparação e a superexposição das influenciadoras pode se tornar um problema a partir do ponto em que o paciente ignora as recomendações médicas com a mentalidade de que “a personalidade x nas redes sociais disse que não precisa mais de repouso”, por exemplo.
“Recebo esse tipo de pergunta com muita frequência. ‘Como vou demorar 3 semanas se a artista x operou e no outro dia já estava na TV? A outra está no terceiro filho e logo depois do parto estava com o abdômen lindo’, mas não consideram todo o cuidado que essas pessoas tiveram com o corpo e a saúde antes do procedimento, como dieta e atividade física, e então ignoram o que nós, profissionais, indicamos para o pós e colhem diversos problemas como a fibrose, a cicatrização ruim, a abertura de pontos etc”.
Além do que é feito no pré-operatório, o médico destaca também o pós. “Tudo depende do quanto o paciente está disposto a investir seu tempo e recursos na recuperação. Drenagens, massagens, o uso correto de cintas ou bandagens de acordo com a recomendação, a alimentação completamente adequada, tudo influencia, mas a maioria das pessoas quer fazer o mínimo e ter o resultado em velocidade máxima”.
Apesar de tudo, Dr. Luiz Haroldo também afirma que de fato a recuperação vem ficando cada vez mais rápida, graças aos avanços da medicina. “Antigamente, você colocava uma prótese de silicone nos seios e precisava ficar semanas sem mexer os braços. Hoje isso não acontece. Tem um curto período de repouso absoluto, mas em média em uma semana ou duas, a paciente já volta ao trabalho e a maior parte das suas atividades”.
Por fim, o profissional destaca a importância da escolha do médico e do ambiente onde será feita a cirurgia. “Escolher bem o cirurgião, sendo um membro da SBCP com boas recomendações e só operar em ambiente hospitalar, com a presença do anestesista e tendo feito todos os exames pré-operatórios é fundamental”.
E nada de correr do médico em seguida: “É importante lembrar que você não vai se despedir do cirurgião após a cirurgia. É necessário que o acompanhamento continue sendo feito até a alta completa para que não haja nenhuma intercorrência. Seguir à risca as recomendações pós é a maior garantia de um resultado belíssimo e duradouro”.
Fonte: Dr. Luiz Haroldo Pereira, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro, é referência em cirurgia corporal e facial no Brasil. O médico já foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) do Rio Janeiro, participou da banca de exames para título de especialista em cirurgia plástica durante 12 anos e hoje é regente do capítulo de lipoaspiração da SBPC.