Continue reservando um tempo do seu dia para seu filho. Ele ainda precisa muito da sua companhia, da sua aprovação e da sua atenção.
Quandoele aparecer vestido de manhã ou guardar os brinquedos sem você mandar,parabenize-o pela sua iniciativa e diga o quanto é importante elecooperar. Para encorajá-lo a fazer as coisas sozinho, deixe tudo emlugares acessíveis. Coloque objetos que ele usa com frequência ondepossa alcançar – copos, pratos, talheres, suas frutas preferidas,xampu, escova e pasta de dente.
Mesmo que ele faça umatremenda bagunça tomando banho sozinho e você prefira supervisionar obanho, resista à tentação de reclamar e, ao invés disso, diga como vocêestá orgulhosa com o seu esforço.
Lembre-se que educar não éuma tarefa fácil. Repreender a criança pelos seus atos, bater, gritar epôr de castigo não vai resolver o problema. O melhor caminho éconversar e explicar a consequência de seus atos.
Já que seuinteresse pelo alfabeto cresce a cada dia, brinque de achar palavrasque rimem com outras e de dizer palavras que comecem com a mesma letrado nome da criança. “Joana começa com J. Qual a parte do corpo quetambém começa com essa letra?”.
Como as perguntas que elesfazem ficam cada vez mais difíceis, tenha certeza que está passandoinformações coerentes com a realidade e use o seu bom senso para falarsobre os assuntos mais delicados. Lembre-se que a melhor maneira dedescobrir o mundo é através de brincadeiras, leitura e passeios.