A palavra-chave agora é “movimento”. Nada de ficar trancado no apartamento. Passeios e brincadeiras ao ar livre, por favor.
Com três aninhos a criança é pura energia e precisa de brinquedosque ativem seu movimento. Ela se diverte em cima de um triciclo ou comum grande carrinho de puxar, o que é ótimo para desenvolver diversashabilidades como senso de direção, espaço, controle e força.
Asbrincadeiras ao ar livre são sempre uma boa ideia: jogos com bolas,brinquedos infláveis, espelhos d’água ou caixas de areia com pás ecubos. Eles também se divertem fazendo barulho com instrumentosmusicais. Portanto, invista em pandeiros, pianinhos, trombetas etambores infantis.
Brinquedos de montar e desmontar maiscomplicados, blocos de tamanhos e formas diferentes, jogos equebra-cabeças simples são necessários nessa fase para estimularalgumas habilidades psicomotoras, como a coordenação entre o olho e amão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos.
Parasaciar a curiosidade e estimular a imaginação, encha a casa de livrosde ilustrações e histórias divertidas. Deixe a criança colorir livros,contar histórias através das figuras e interpretar os personagens.