Como o Câncer de Mama Afeta a Fertilidade da Mulher?

Um dos tipos de câncer mais recorrentes no país é o câncer de mama feminino, com 73 mil novos casos, e o de próstata com 71 mil novos casos. Nas últimas três décadas houve um aumento 80 % no diagnóstico do câncer em pacientes mais jovens. Por ano, 20 a 30 mil pacientes diagnosticado com câncer se encontra na idade reprodutiva e desejam engravidar, segundo a ginecologista Dra. Waleska de Carvalho.

O câncer é uma doença crônica , onde ocorre uma multiplicação desorganizada das células , acometendo tecidos e órgãos e pode atingir crianças , mulheres e homens em qualquer idade . É a segunda causa de morte no Brasil , perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Segundo o INCA ( Instituto Nacional do Câncer ) até 2025 serão diagnosticado 704 mil novos casos de câncer no Brasil. Nas últimas três décadas, houve um aumento 80 % no diagnóstico do câncer em pacientes mais jovens. Por ano, 20 a 30 mil pacientes diagnosticado com câncer se encontra na idade reprodutiva e desejam engravidar .

Esse aumento no número de casos de câncer se deve a mudança no hábito da vida moderna como : sedentarismo , aumento do consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo ,consumo de alimentos industrializados ,exposição ao sol, algumas infecções podem aumentar o risco de câncer : como papiloma vírus, responsável por 90% do câncer de colo uterino , HIV aumenta a incidência do Sarcoma de Kaposi ,o vírus da hepatite B e C aumenta o risco para o câncer de fígado e a infecção pelo HTLVI e HTLVII, que pode estar associada ao risco de leucemia e linfomas de células

Pacientes com a presença do gene para a mutação BRCA1 tem uma chance bastante elevada de ter o câncer, chegando a 87% . Importante ressaltar que com o avanço da tecnologia no diagnóstico precoce e no tratamento houve um aumento significativo no índice de cura do paciente com câncer. Temos que abordar qualidade de vida e planejamento futuro , muitos pacientes que sobrevivem desejam engravidar . O tratamento do câncer pode afetar a fertilidade de forma transitória ou permanente . O tipo de tratamento irá depender do tipo do tumor , estadiamento e do estado geral do paciente . Os tratamentos mais utilizados são a quimioterapia, radioterapia e a cirurgia. A quimioterapia e radioterapia tem o objetivo de destruir as células cancerígenas , porém ao mesmo tempo destrói também as células sadias, agem principalmente nas células de crescimento rápido , porém podem atingir as células do ovário e do testículo , podendo diminuir a numero de óvulos e de espermatozoides .


O efeito do tratamento nas mulheres pode acarretar ausência da menstruação ,diminuição do volume do ovário , levando a sintomas como : ondas de calor , vagina seca , diminuição e nos homens pode acarretar uma diminuição na produção do espermatozoide ou ausência . O risco do impacto sobre a fertilidade irá depender do tipo de medicamentos quimioterápicos utilizados , os mais nocivos são os aquilates , a dose utilizada e do local da radiação e também da idade da paciente , quanto mais jovem a paciente menor impacto sobre a sua fertilidade. Alguns tumores é necessário o tratamento. cirúrgico, podendo ter uma destruição imediata do órgão e da sua função, principalmente os tumores que atingem o aparelho genital feminino ( útero , ovário e genitais externos ) e o genital masculino ( pênis , testículo e próstata ).

Recentemente está sendo utilizado também para o tratamento do câncer a imúnoterapia , tem a finalidade de fortalecer o sistema imunológico para combater as células tumorais , porém precisamos de mais estudos sobre o seu efeito sobre a fertilidade Algumas medidas podem ser feitas para diminuir o efeito do tratamento do câncer em relação a fertilidade , como o uso de medicamentos antagonistas de Gnrh , uso de tomografia computadorizada no tratamento radioterápico . Quando o paciente recebe o diagnóstico do câncer é importante abordamos sobre o desejo de gravidez no futuro , pois seu tratamento pode ter impacto na sua fertilidade e muitas vezes a única forma de conseguir ter filhos no futuro é através do congelamento nas mulheres de óvulos e nos homens de espermatozoides antes de iniciar o seu tratamento !Sendo essa a melhor estratégia para a preservação da sua fertilidade”.Dra. Waleska

Fonte: Dra. Waleska de Carvalho, médica associada à AMCR

Deixe um comentário