Meia xícara possui aproximadamente 60 kcal. É boa fonte de vitamina A e C, tiamina, riboflavina e potássio
As ervilhas são grãos que dão vagens e as frescas são mais práticas de serem utilizadas na culinária do que as secas que exigem muito tempo de cocção. Somente 5% das ervilhas vendidas são frescas, as demais são congeladas ou enlatadas. As enlatadas por serem conservadas em sal e açúcar possuem menos nutrientes, sabor e cor. A ervilha torta, onde a vagem também é utilizada é muito conhecida na cozinha chinesa.
Benefícios: meia xícara possui aproximadamente 60 kcal. É boa fonte de vitamina A e C, tiamina, riboflavina e potássio. Fornece proteínas completas quando servidas com outros grãos. É rica em pectina e outra fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol sanguíneo. As vagens possuem alto teor de fibras insolúveis que previnem a prisão de ventre.
Inconveniente: são ricas em purinas que podem desencadear os sintomas de gota para portadores da doença.
Ingredientes:
250g de ervilha seca (1/2 pacote)
2 batatas picadas
1 cebola picada
2 litros de água
Tempero verde picado
Sal a gosto
Modo de preparo: escolha as ervilhas e deixe de molho por aproximadamente 30 minutos. Na panela de pressão frite a cebola, coloque em seguida a ervilha, a batata e a água. Tempere com sal. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 20 mins. Veja se as ervilhas já estão macias, se precisar deixe cozinhar por mais tempo. Retire da panela e bata no liquidificador. Polvilhe o tempero verde por cima do creme. Sirva com torradinhas.