Cuidados com as unhas dos bebês

Mantenha sempre as unhas de seus filhos, inclusive dos bebês, higienizadas e cortadas para evitar problemas de saúde

Toda a mãe fica receosa em cortar a unha do bebê. A fragilidade repassada pelos seus dedinhos ainda minúsculos não é nada se comparada ao universo de micro-organismos que existem embaixo das unhas. Portanto, a higienização se torna necessária e não deve ser encarada como um bicho de sete cabeças.

Crianças, principalmente os bebês, costumam levar tudo à boca. E se as unhas estiverem compridas, um monte de sujeirinha vai ficar acumulada ali. Por isso, os especialistas recomendam que as unhas da mão devem ser cortadas uma vez por semana. Isso evita também que a criança se arranhe, podendo machucar a face e os olhinhos. Já as unhas dos pés, que não causam tantos riscos, podem ser aparadas mensalmente.

Cortando a unha do bebê - Foto: Belinda Pretorius/ShutterStock.com

Para começar, deixe as suas mãos e as do filhote bem limpinhas, de preferência com água morna e sabonete. Providencie uma tesoura de ponta cega ou um cortador infantil.

Evite os riscos de machucados mantendo os dedos bem afastados uns dos outros enquanto corta a unha. Os especialistas indicam que o corte deva ser feito após o banho. Desta forma, o tecido fica bem molinho.

Corte as unhas bem retinhas e na altura da linha natural da unha, não corte muito rente à pele. O cuidado descarta a possibilidade de encravarem. Se a criança tiver medo, chorar muito, ou não parar quieta, a solução é fazer isso enquanto ela estiver dormindo.

Sempre após as brincadeiras, lave as mãos das crianças e diga que é importante que ela faça sempre isso para evitar ficar doente. Se perceber acumulo de sujeira sob as unhas, utilize uma escovinha macia para retirar a sujeira durante a lavagem das mãos.

Deixe um comentário