Saiba quais cuidados ter na casa e com a criança que sofre de rinite alérgica para evitar crises da doença
Atualmente, o desenvolvimento de doenças respiratórias é muito mais comum devido à vida nas cidades e à qualidade do ar nessas regiões. Nesse cenário, principalmente crianças, idosos e bebês são afetados por essas condições, que incluem a rinite alérgica.
A rinite alérgica consiste em uma inflamação do nariz e das mucosas dos seios paranasais que tem origem alérgica, ou seja, ela é uma reação ao contato com determinadas substâncias, como o pólen, poeira e o pelo de animais.
Segundo a WAO (Organização Mundial da Alergia), entre 30% e 40% da população mundial tem rinite alérgica, sendo uma das manifestações mais frequentes da alergia. Entre as crianças, a expectativa é de que a ocorrência afete cerca de 20% delas.
Devido à extensão do problema, é necessário que os pais tomem cuidados específicos com as crianças que sofrem com rinite alérgica. A seguir destacamos 8 cuidados que podem ser tomados.
Cuidados com a limpeza
A limpeza é um aspecto central para evitar as crises de rinite. O ideal é que ela seja realizada no momento que a criança não está em casa e evitando que se levante muita poeira.
É preferível optar por objetos e um chão nos quais um pano úmido seja suficiente para retirar a sujeira, evitando o uso da vassoura, por exemplo.
Outra indicação é lavar a roupa de cama e itens que acumulam poeira no quarto semanalmente e com água quente. Troque os travesseiros anualmente e use fronhas e lençóis antiácaros.
Acompanhamento com pediatra
O acompanhamento médico é essencial para que a criança que sofre com rinite alérgica tenha mais qualidade de vida e menos crises.
A partir da avaliação do profissional ele pode indicar o uso de algum medicamento contínuo para combater a alergia ou fazer alguma prescrição para momentos de crise. Ele também pode dar dicas de quais cuidados com a criança podem amenizar a condição.
Evitar ambientes estressantes
Ter um dia a dia estressante ou mesmo passar por quadros traumáticos podem tornam o organismo da criança mais vulnerável, aumentando as chances de ela desenvolver algum quadro alérgico.
Dessa forma, acompanhe o comportamento do seu filho e, caso sinta alterações significativas, procure ajuda de um psicólogo ou faça alterações na rotina dele que tornem o cotidiano mais tranquilo.
Ter uma alimentação saudável
A alimentação saudável da criança também é um aspecto importante para que ela esteja menos propensa a doenças e tenha as defesas do organismo mais resistentes para combater agentes externos, como os causadores de alergias.
Dessa forma, invista em uma alimentação que contemple vitaminas, minerais e demais nutrientes, optando por um cardápio variado que inclua legumes, verduras, frutas, castanhas e peixes.
Segundo uma pesquisa da University of Gothenburg, na Suécia, publicada na Acta Paediatrica, a inserção de peixes na dieta das crianças a partir dos nove meses de idade reduz as chances de respiração ofegante na idade pré-escolar.
Evitar objetos que acumulam poeira no quarto
O quarto da criança com rinite alérgica deve ser planejado com vários cuidados relacionados à saúde. O mais indicado é evitar objetos que possam ser focos de poeira e mofo.
Entre esses itens que devem ser evitados estão cortinas de tecido, almofadas, tapetes peludos, carpetes, bichos de pelúcia e estantes de livros. Caso esses itens estejam presentes deve-se limpá-los com frequências e colocá-los no sol.
As janelas devem ser abertas diariamente com o objetivo de ventilar o ar no espaço, reduzindo as chances de mofo e melhorando a qualidade do ar no ambiente.
Manter a higiene dos animais de estimação
Alguns estudos indicam que a presença de um animal de estimação desde a infância pode tornar a criança mais resistente a alergias, entretanto, o pet deve ser bem cuidado para evitar que provoque crises.
Os animais devem ser mantidos fora do quarto da criança, principalmente aqueles que tenham pelo ou penas. A higiene do animal também deve ser bem cuidada, com banho, tosa e escovação frequentes para evitar que pelos sujos ou que caiam com frequência no ambiente.
Incentive a prática de natação
A natação está entre as atividades físicas mais benéficas para as crianças, pois ajuda a fortalecer a musculatura ao mesmo tempo em que contribui para aumentar a resistência do sistema respiratório e cardiovascular, evitando o desenvolvimento de alergias.
O ideal é que a piscina seja de água quente e salgada, pois a água fria e com cloro pode favorecer o surgimento de alergias no longo prazo. Caso seu filho não goste de natação, incentive outra atividade física, pois todas elas têm a contribuir para o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório.
Instale um purificador de ar no ambiente
Atualmente os pais ainda podem contar com aparelhos que ajudam a tornar o ambiente mais propício para as crianças, principalmente para aquelas que sofrem de rinite alérgica.
Um exemplo é o purificador de ar, um aparelho usado para limpar, esterilizar e até mesmo energizar o ar, dependendo do modelo escolhido. Esse mecanismo serve para eliminar diversas impurezas do ambiente, como poeira, mofo, fumaça, ácaros, bactérias, fungos e até vírus.