O dente de leite
Afinal, para que servem esses dentes pequenininhos que nascem, muitas vezes fazem o bebê sofrer, e logo caem e são substituídos por outros mais fortes? Bem, essa fase do dente de leite é necessária por uma questão de tamanho, pois a cavidade bucal de crianças pequenas não comportaria o tamanho dos dentes permanentes.
“Os dentes de leite são importantes por vários motivos, pois eles auxiliam na alimentação da criança, no desenvolvimento da fala, no desenvolvimento dos ossos da face, na estética da criança, e conseqüentemente, na sociabilização dessa criança. São importantes também para manterem espaço para os dentes permanentes nascerem”, afirma o Dr. Fausto Medeiros Mendes, professor de Odontopediatria da USP.
Por todos esses motivos, aquela história de que os dentes de leite irão cair e por isso não precisam de cuidados é uma grande mentira. “O não cuidado dos dentes decíduos pode causar problemas sérios de desenvolvimento da criança não só na boca, mas em todo organismo”, acrescenta o Dr. Fausto. Ele diz que a criança que perde os dentes de leite antes do tempo pode ter problemas de crescimento e desenvolvimento, problemas no aprendizado da fala, problemas na sociabilização, dor, dificuldade de dormir e de concentração, além dos problemas localizados na cavidade bucal.
“Por isso é importante cuidar dos dentes de leite de forma semelhante, ou até com mais afinco, do que dos dentes permanentes”, recomenda.