Coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera explica quais são as opções para o uso de lentes dentais
Não é raro se deparar com fotos de celebridades nas redes sociais sem as lentes de contato dentais e com os dentes completamente comprometidos de forma aparentemente irreversível. O procedimento adotado por famosos para o embelezamento do sorriso consiste na fixação de lâminas finas de porcelana, com o desgaste mínimo, para que o resultado estético seja satisfatório. Contudo, especialistas afirmam que a redução no comprimento e espessura dos dentes nem sempre é obrigatória.
De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Cristiana Maria Bertozzo, a transformação na aparência pode ser realizada com materiais diferentes, como a resina composta e o laminado de cerâmica. “Algumas opções podem ser adaptadas e esculpidas diretamente nos dentes naturais, que ficam íntegros em casos de remoção”, explica.
A recomendação para o uso de lentes deve ser avaliada de forma individual por um profissional qualificado, para garantir a naturalidade, durabilidade e estética agradável do sorriso. O dentista é capaz de indicar os tratamentos necessários que precedem o procedimento, como intervenções ortodônticas para correção da oclusão ou técnicas para cuidar de distúrbios como o bruxismo, por exemplo.
A professora da Anhanguera destaca os principais mitos e verdades sobre o uso de lentes de contato dental.
Falso: fragilidade. Os materiais utilizados são altamente resistentes e a técnica também é adotada para reparar casos de dentes fraturados ou lascados.
Falso: trocas constantes. O procedimento tem caráter definitivo e pode durar décadas, dependendo do material utilizado. A manutenção e cuidado de cada paciente é o que vai garantir o bom estado das lentes.
Falso: compromete a alimentação. Com a colocação correta das lâminas feita por um profissional experiente, não há restrições quanto à alimentação.
Falso: promove clareamento. A técnica pode melhorar o aspecto de manchas, porém, para mudança na tonalidade, um clareamento dental antes do tratamento é indicado.
Verdadeiro: apenas um dente. É possível que a técnica seja aplicada em um e alguns dentes, ao invés de toda arcada dentária. O processo irá depender da avaliação de um cirurgião dentista.
Fonte: Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.