Veterinária explica que um animal de estimação exige muita responsabilidade, cuidados e planejamento financeiro
Com a chegada do Dia das Crianças (12/10), muitas pessoas têm o costume de presentear os pequenos com animais de estimação, como cachorros e gatos. Às vezes são os próprios filhos, sobrinhos, afilhados que pedem um bichinho para chamar de seu. Porém, antes de cair na tentação de presentear os pequenos com um pet, é preciso estar ciente de que adotar um animal exige, antes de tudo, muita responsabilidade. Além disso, os cuidados que o pet necessita serão mantidos pelos adultos e não pelas crianças.
A Dra. Renata Pinheiro, veterinária da plataforma de saúde e bem-estar para cães e gatos Guiavet, afirma que nem todas as pessoas estão preparadas para receber um animal em seu lar. “Os pets levam cerca de 02 meses para se adaptar ao novo ambiente. É importante ressaltar que eles demandam cuidados e atenção como um novo membro da família – e muitas pessoas não têm tempo ou não querem ter esse comprometimento com o animal”, explica.
Pet não é brinquedo
Animais de estimação não são produto ou brinquedo, então é necessário ter muito cuidado ao entregar nas mãos de outra pessoa a responsabilidade de cuidar de um ser vivo. Além disso, ao comprar um animal por impulso, sem entender sua procedência, você pode acabar incentivando a violência e maus-tratos cometida contra seres inocentes usados para procriação. A devolução, praticada por algumas pessoas que não estão preparadas para ter um animal de estimação, pode gerar grande frustração, traumas e até problemas de saúde nos pets devolvidos.
Tempo, dinheiro e paciência
Para ter um pet em casa, não basta colocar comida e água, ao contrário do que muita gente pensa. É preciso também proporcionar um ambiente adequado e seguro para o pet, levá-lo para passear diariamente, dar banho com frequência, manter o calendário de vacinação em dia, assim como as visitas ao veterinário, castração, adestramento, compra de remédio e produtos de higiene específicos para a raça ou porte.
Esses são cuidados básicos que um animal doméstico precisa, então é importante ter certeza sobre a decisão de adotar um pet, verificar se os demais membros da família concordam e estão dispostos a cuidar bem do animal e ainda considerar que o tempo médio de vida é de até 20 anos, então o animal vai demandar tempo, cuidados, planejamento financeiro e paciência.
Fonte: A Guiavet é uma plataforma de saúde para cães e gatos que fornece ferramentas gratuitas para tutores manterem lembretes e histórico de saúde de seus pets e se conectarem com médicos veterinários e profissionais do mercado pet da maneira mais eficiente e cômoda, solicitando sessões de telemedicina, visita em domicílio, entre outros serviços.