No 16o. ano em que a Organização das Nações Unidas celebra o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, a otorrinolaringologista demonstra a importância de sua especialidade na detecção e tratamento do transtorno e dá 15 sinais cruciais para prestar atenção nas crianças
Ouvir e compreender os sons, responder à voz dos pais, formular as primeiras palavras e frases, reagir a tons de voz diferentes… todos esses processos nos lembram o desenvolvimento normal de um bebê em seus primeiros meses de vida. E, de fato, mostram isso. Qualquer comportamento atípico nessa área liga o alerta para a possibilidade de distúrbios auditivos e linguagem. O que poucos sabem é que anormalidades na fala e audição também podem levantar a hipótese de um transtorno de espectro autista (TEA), ou autismo. Por isso, a presença de um otorrinolaringologista é vital num diagnóstico precoce do transtorno, a fim de detectar e, eventualmente, tratar a questão, minimizando as dificuldades da vida da criança e de sua família.
Dra. Roberta Pilla, médica otorrinolaringologista membro da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), conta que sua especialidade pode ser considerada a primeira em importância para investigar possibilidades de autismo, principalmente quando há questões relacionadas à habilidade auditiva e de desenvolvimento de linguagem. “Numa consulta de avaliação otorrinolaringológica em si, podemos investigar a criança em relação a questões de desenvolvimento e questões sociais. Distúrbios de sono que também podem estar relacionados ao autismo também podem ser inicialmente investigados pelo otorrinolaringologista. Conforme alguns sinais e sintomas de alerta, ele inicia a triagem precoce deste distúrbio”, detalha.
As questões ligadas ao sono, ao sistema respiratório, a alterações auditivas e distúrbios da linguagem são muito frequentes nesse grupo de pacientes, segundo a especialista, que salienta o quanto essas comorbidades podem interferir negativamente no quadro clínico comportamental e social das crianças autistas. “O otorrino, por conta disso, acaba colaborando com pais e cuidadores no afastamento de desordens que possam agravar o quadro de autismo, da mesma forma que ajuda no diagnóstico e investigação desse transtorno”, acrescenta.
Uma vez que o sistema de comunicação humano carrega tantas complexidades e órgãos inter-relacionados, o otorrino figura como um importante aliado na realização de diagnósticos diferenciais e na elaboração de programas terapêuticos. “Na perda auditiva, por exemplo, do diagnóstico à conduta terapêutica, o otorrino é fundamental na elaboração do tratamento clínico ou até cirúrgico”, diz Dra. Roberta, ao reforçar que as perdas auditivas estão relacionadas diretamente a um maior risco de atrasos no desenvolvimento nas habilidades de comunicação receptiva e expressiva.
Diagnóstico precoce, sempre uma vantagem para a criança
Entre as principais ponderações de Dra. Roberta, o diagnóstico no tempo certo pode ser o maior aliado para o tratamento e bem-estar da criança, já que recupera a possibilidade do desenvolvimento das habilidades do autista, evitando perdas nos processos de aprendizagem e de interação social.
Muitas vezes, segundo Dra. Roberta, a criança pode aprender a sentar, engatinhar e andar de acordo com os marcos de desenvolvimento, mas apresentar dificuldade na comunicação não verbal, como o contato visual, na linguagem e na interação social. Em casa, segundo ela, os pais devem observar se a criança está com comportamentos diferentes de outras da sua faixa etária.
“A partir do momento que se nota um comportamento não habitual, é muito importante procurar um profissional para uma avaliação mais completa e para definição de possíveis diagnósticos”, recomenda a especialista.
Para auxiliar nesse aspecto, a seguir, Dra. Roberta Pilla reúne 15 principais sinais de alerta para os cuidadores observarem na criança, na intenção de um diagnóstico precoce dos transtornos do espectro autista (TEAs):
- Dificuldade em manter contato visual;
- Não responde ao sorriso ou outras expressões faciais dos pais;
- Não olha para objetos para os quais os pais estão olhando ou apontando;
- Não fala nenhuma palavra aos 15 meses ou frases aos 24 meses;
- Repete exatamente o que os outros dizem sem entender o significado;
- Pode não responder quando chamado pelo nome, mas responde a outros sons (como a buzina de um carro ou o miado de um gato);
- Pode perder a linguagem ou outros marcos sociais entre os 15 e 24 meses de idade;
- Balança as mãos, balança o corpo ou roda em círculos; anda na ponta dos pés por um longo tempo ou agita as mãos (chamado de “comportamento estereotipado” ou estereotipia);
- Prazer em atividades incomuns, em interesses obsessivos, fazendo-as repetidamente durante o dia;
- Brinca com partes de brinquedos em vez do brinquedo inteiro (por exemplo, girando as rodas de um caminhão de brinquedo);
- Pode ser muito sensível ou nada sensível a cheiros, sons, luzes, texturas e toque;
- Não brinca de brincadeiras simbólicas, como faz de conta, casinha, boneca;
- Tem dificuldade para entender gestos, linguagem corporal ou tom de voz;
- Confunde o uso dos pronomes, por exemplo, diz “eu” quando queria dizer “você”;
- Tem dificuldade para elaborar frases, usa somente uma palavra por vez.
Fonte: Dra. Roberta Pilla – Otorrinolaringologia Geral Adulto e Infantil – Laringologia e Voz – Distúrbios da Deglutição; Via Aérea Pediátrica – Médica Graduada pela PUCRS- Porto Alegre/ Rio Grande do Sul (2003) – Pesquisa Laboratorial em Cirurgia Cardíaca na Universidade da Pensilvania — Philadelphia/USA (2004) – Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (2009) – Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS- Porto Alegre/RS) (2012-2016) – Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORLCCF) (2016) – Membro do Comitê de Educação Médica Continuada da ABORLCCF (2017-2022) – 2019-2020: Presidente do Comitê de Educação Médica Continuada da ABORLCCF – 2021- 2022: Secretaria Comitê de Educação Médica Continuada da ABORLCCF – Médica do Grupo de Otorrinolaringologia e Via Aérea Pediátrica do Hospital Infantil Sabará (SP/São Paulo) – Médica do Grupo de Otorrinolaringologia e Via Aérea Pediátrica dos – Hospitais do Grupo Maternidade Santa Joana e Pró-Matre (SP/ São Paulo)