Hospital do GRAACC alerta para diagnóstico precoce de tumor de Wilms, um dos mais frequentes em crianças com até 5 anos de idade
Para marcar o Dia Mundial do Rim, no próximo 9 de março (quinta-feira), o Hospital do GRAACC, referência no tratamento de alta complexidade de câncer infantojuvenil, acende um alerta para a importância do diagnóstico precoce de tumor de Wilms. A doença, que afeta os rins, é considerada uma das mais frequentes em crianças com até 5 anos de idade. Se descoberto em estágio inicial, as chances de cura chegam a 90%.
“A manifestação mais comum é uma massa ou inchaço na região do abdome. Entre 20% e 30% dos casos, pode ainda apresentar sangue na urina, dores abdominais e pressão alta. É importante que, ao observar um desses sintomas, febre recorrente, perda de apetite e náusea, os pais devem buscar orientação médica em centros especializados, como o GRAACC. O exame mais indicado para que se confirme a suspeita é o ultrassom”, orienta Dra. Monica Cypriano, diretora médica assistencial do Hospital do GRAACC.
Sobre o GRAACC
O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além do diagnóstico e tratamento do câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.