Chamada de Terapia de Substituição Renal Contínua (CRRT), o tratamento é indicado para pacientes em situações mais delicadas de comprometimento renal
A DaVita Tratamento Renal, líder em serviços de nefrologia no Brasil, conseguiu reverter um quadro grave de insuficiência renal em apenas 48 horas, salvando uma criança com menos de 2 anos. O tratamento ocorreu no Hospital Estadual da Criança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foi realizado um tratamento inovador, ainda pouco utilizado no país – a chamada Terapia de Substituição Renal Contínua (CRRT).
Diagnosticada com Doença Hepática Crônica (DHC), a criança acabou desenvolvendo um quadro de insuficiência renal como consequência da doença no fígado. Porém, pela fragilidade do paciente, a diálise convencional implicava em riscos elevados. A solução foi recorrer a outra forma de tratamento, a CRRT. Ela é indicada para quadros críticos de doença renal e pacientes com saúde muito debilitada, sendo recomendada para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
“O paciente com insuficiência renal precisa da diálise para remover impurezas do sangue. Usamos a CRRT porque ela proporciona remoção contínua de fluídos e solutos, realizada de forma mais gradual e suave em comparação com a hemodiálise convencional”, esclarece Arnauld Kaufman, nefrologista pediátrico da DaVita e responsável pelo atendimento ao paciente.
Um dos diferenciais da terapia é a utilização da anticoagulação regional com citrato. A técnica minimiza os riscos de sangramento, pois a substância atua localmente, evitando a coagulação do sangue dentro do circuito de diálise, mas sem afetar a coagulação geral do paciente. É uma abordagem que traz segurança quando há risco aumentado para hemorragia.
“A CRRT é uma terapia moderna, com capacidade de suporte adequado em situações complexas, quando existe a instabilidade hemodinâmica”, afirma. O tratamento também pode ser utilizado em casos de transplante hepático e choque séptico com insuficiência renal, por exemplo.
Em pacientes hemodinamicamente instáveis, com baixa pressão sanguínea, a CRRT se torna uma das poucas soluções para evitar o agravamento do quadro, com risco de morte. A abordagem também possibilidade ajustes customizados ao momento de cada paciente, favorecendo a estabilização de quadros delicados de saúde.
Fontes: DaVita é um dos maiores provedores de serviços renais dos EUA e tem ações negociadas na bolsa de Nova Iorque. No mundo, a empresa está presente em 12 países. A companhia chegou ao Brasil em 2015. A companhia conta com mais de 7 mil funcionários e 800 médicos no país.