Nutricionista Clariana Colaço
No inverno, é comum sentir mais fome e, muitas vezes, acabar ganhando peso. Porém, é possível cuidar da nossa saúde e ter um inverno sem culpas e sem ganhos excessivos de peso. Aumentar a ingestão de alimentos é normal nessa estação, já que o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. No entanto, podemos tomar medidas para manter uma alimentação saudável e equilibrada durante todo o ano.
Aqui estão algumas dicas para manter uma boa saúde no inverno, sem comprometer a alimentação equilibrada:
Beba muita água: Mesmo com menos sede no frio, é importante manter-se hidratado. Muitas vezes, a sensação de fome é, na verdade, sede. Beber bastante água ajuda a manter a hidratação adequada e reduzir a sensação de fome exagerada.
Coma quando sentir fome: Opte por alimentos verdadeiros nas principais refeições, como frutas, oleaginosas e iogurtes sem adição de açúcares, acompanhados de granola caseira.
Aposte em saladas ou sopas antes das refeições: Além de manter a saciedade, essas opções fornecem vitaminas e minerais essenciais ao nosso corpo.
Mantenha uma alimentação colorida: Inclua vegetais e temperos variados para garantir uma nutrição adequada e satisfazer o corpo.
Bebidas quentes: Aproveite chás naturais de ervas e frutas para manter o corpo aquecido e hidratado. Além disso, essas bebidas possuem efeitos antioxidantes, energéticos, calmantes e relaxantes. Experimente opções como chá de frutas vermelhas, maçã com canela e capim-limão.
Equilíbrio ao consumir alimentos calóricos: Ao desfrutar de doces, fondues, racletes, chocolates quentes, vinhos e outras opções mais calóricas, esteja atento se você está realmente com fome ou se é apenas um desejo emocional. Aproveite esses alimentos com consciência, moderação e prazer, sem culpas ou ressentimentos após as refeições.
Não restrinja, equilibre: Não deixe de comer nada, mas busque equilibrar sua alimentação. Comer de tudo não significa comer em excesso. Aprenda a ter prazer em pequenas porções, satisfazendo seu corpo sem grandes prejuízos. Lembre-se de fazer melhores escolhas e regular a quantidade de alimentos, pensando em saciedade e bem-estar.
Com essas dicas, é possível desfrutar de um inverno saudável, equilibrado e prazeroso, sem comprometer sua alimentação e saúde.
fonte: Clariana Colaço – Nutricionista