Dia Nacional de Atenção à Dislexia (16/11). Médico do Hospital Paulista explica que o chamado “diagnóstico etiológico” é essencial para definir linhas de tratamento a esse distúrbio, que afeta cerca de 4% da população brasileira e pode comprometer o futuro de novas gerações
Tema que preocupa pais, mães, profissionais de saúde e educadores, a dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que interfere nas habilidades de leitura e escrita. Dados do Instituto ABCD, organização social dedicada exclusivamente a esse público, indicam que aproximadamente 4% da população brasileira possui o distúrbio, que se manifesta majoritariamente durante a fase de alfabetização.
Mas como tratar? Eis justamente o motivo que preocupa quem tem filhos nessa faixa etária, assim como os profissionais que lidam com o segmento infantil. Embora o diagnóstico funcional do distúrbio seja evidente, a partir da constatação de dificuldades de leitura, escrita, matemática e soletração, a busca pela origem do problema é o que mais desafia as equipes médicas.
“O diagnóstico etiológico é o que de fato favorece e otimiza as terapias para esses indivíduos. Essa é uma das atribuições que cabe ao médico foniatra, otorrinolaringologista que trabalha com o diagnóstico diferencial entre os distúrbios da comunicação. Ele tem a missão de identificar, do ponto de vista orgânico, alterações na linguagem que possam fundamentar uma conclusão e explicar o quadro”, destaca o Dr. Gilberto Ferlin, do Hospital Paulista, especializado nesse tipo de atendimento.
O médico explica que, como as habilidades de leitura e escrita não apenas dependem, mas fundamentam-se na linguagem, é essencial o diagnóstico para definir o planejamento das intervenções a serem aplicadas – e ele jamais deve ser postergado.
“Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais rapidamente podemos planejar de maneira assertiva as intervenções necessárias e minimizar as dificuldades acadêmicas e sociais que frequentemente se associam”, afirma o especialista.
Entre as medidas geralmente adotadas, segundo o Dr. Ferlin, a principal delas é a adequação no método de ensino e a forma de abordagem terapêutica do indivíduo com dificuldade de leitura. Dar preferência a outros meios de avaliação, como provas orais, que não dependem de habilidades de leitura e escrita ou, ainda, oferecer um tempo maior para a realização das tarefas escritas são alguns exemplos.
“A habilidade de leitura e escrita é uma forma simbolizada de comunicação. Ou seja, através de símbolos gráficos representamos outras formas de expressão, como a fala, os gestos, os desenhos etc., que, por sua vez, já são representações da realidade do entorno que nos cerca. Por isso, dizemos que as habilidades de leitura e escrita são habilidades externamente elaboradas que dependem fundamentalmente da linguagem. Dessa forma, para o diagnóstico e planejamento terapêutico dos transtornos de aprendizagem, são trabalhadas as habilidades linguísticas, comuns a outras formas de comunicação humana”, enfatiza o médico.
Dia Nacional de Atenção à Dislexia
Dr. Ferlin lembra que, neste mês de novembro, a comunidade médica de todo o país se mobiliza em torno do Dia Nacional de Atenção à Dislexia (16/11). O objetivo é justamente alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.
“As pessoas precisam entender o quanto a dislexia pode impactar o convívio social, além de dificultar ou até ou mesmo impedir o progresso acadêmico. Por isso, é tão importante identificá-la ainda na infância, e os pais têm um papel fundamental nesse processo”, finaliza o médico do Hospital Paulista.
Fonte: Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui quase cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial. Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia.