Uma doação que pode ser feita em vida e pode ajudar a muitas pessoas
Um Banco de Sêmen necessita de doações frequentes para manter seu estoque ativo, já que, após avaliação rigorosa de cada doador, por meio de espermograma completo, triagem clínica e exames de sorologia, somente 40% são aprovados como aptos para fertilização.
As pessoas costumam doar sangue para salvar uma vida, mas precisam saber que doar sêmen pode ajudar a dar uma nova esperança de vida para um casal, cujo marido é infértil. Hoje há também mulheres que sonham em ser mães, mesmo sem ter encontrado o parceiro ideal e antes de seu relógio biológico avançar contra suas chances de engravidar e ter uma gestação tranquila.
Homens, entre 18 e 45 anos, podem doar sêmen e para isso basta ser saudável, não possuir doenças infectocontagiosas ou congênitas, nem problemas de hipertensão ou diabetes. Basta dirigir-se a um Banco de Sêmen apto a armazenar em criogenia amostras de sêmen de doadores voluntários. Cada coleta será submetida a um espermograma completo, triagem clínica e exames de sorologia e, se aprovada, será devidamente catalogada com um número. Referente a ele, segue um breve perfil com características físicas e sociais de cada doador que será apresentado quando solicitado às Clínicas de Fertilização.
Protegidos pela legislação brasileira que impede a identificação do mesmo enquanto proíbe qualquer forma de remuneração, o doador anônimo e voluntário, aprovado ou não, recebe em troca uma avaliação detalhada sobre sua fertilidade.
Aprovado, o voluntário precisa manter uma frequência de seis doações já que, quanto maior o número de doações, cresce a diversidade e o sucesso para as técnicas de reprodução assistida. A fim de garantir melhor performance, convém que se cumpra um período de abstinência sexual de até três dias e um intervalo de três a quatro dias entre as doações. Um Banco de Sêmen, através da criopreservação, permite realizar inseminação artificial com sêmens armazenados por mais de 28 anos.
Hoje a procura por amostras nos bancos é crescente por parte de mães solteiras e constante entre casais que lidam com a infertilidade do homem e desejam ter filhos. Portanto, se você pode, doe sêmen ou indique para seus amigos, parentes e conhecidos que queiram fazer uma boa ação da forma mais simples e natural possível.