Dor de Garganta em Crianças: Quando se Preocupar?

Especialista do Hospital CEMA responde as principais dúvidas sobre esse sintoma; apesar de comum, a dor de garganta pode provocar quadros mais graves, como febre reumática

Um dos problemas mais comuns entre as crianças, a dor de garganta costuma trazer muitas dúvidas: o sintoma aparece em várias doenças, como gripes, resfriados, alergias, faringites, amigdalites, entre outras. No entanto, como saber quando levar o filho ao hospital? É importante que os pais fiquem de olho nos sinais que podem indicar que a criança precisa ser levada ao médico, principalmente porque algumas enfermidades, como amigdalite, podem evoluir para problemas mais graves. Confira abaixo cinco dúvidas sobre dores de garganta nas crianças, respondidas pelo otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Cícero Matsuyama.

1 – O que difere uma dor de garganta causada por um resfriado, de algo mais grave?

Dr. Cícero — Basicamente, quando há febre alta, fraqueza muscular, mal-estar geral, falta de apetite e dificuldade extrema ao engolir há um indicativo de enfermidade que precisa de cuidados médicos.

2 – Nos casos de dor de garganta, quando é hora de levar a criança para o hospital?

Dr. Cícero — Principalmente, quando não há melhora com os analgésicos comuns, tais como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Se após alguns dias do início dos sintomas, a criança continua muito debilitada, o indicado é procurar ajuda médica.

3 – A amigdalite é um dos principais problemas de garganta. É verdade que existem vários tipos de amigdalite? Qual a diferença entre elas?

Dr. Cícero — Sim, é verdade. Existe a amigdalite viral e a bacteriana. A viral costuma ter resolução em poucos dias e não há necessidade de utilização de antibióticos, já a bacteriana necessita de cuidados especiais, com a prescrição de antibióticos e acompanhamento médico.

4 – É verdade que a amigdalite não tratada em crianças pode levar a doenças infecciosas mais graves?

Dr. Cícero — Sim, a amigdalite aguda bacteriana, apesar de ser uma doença comum, pode provocar complicações tanto locais, como abscessos, quanto sistêmicos, como a febre reumática ou endocardite, principalmente, se for ocasionada por uma bactéria específica. Por isso, todo cuidado é pouco. Devemos prestar atenção em relação ao tratamento adequado.

5 – Soluções caseiras podem ajudar na melhora do quadro de dor de garganta? Dr. Cícero — O gargarejo com água morna e um pouco de sal costuma aliviar os sintomas. O uso de própolis em spray também pode melhorar o quadro clínico.

Fonte: Hospital CEMA – otorrinolaringologista Cícero Matsuyama.

Deixe um comentário