Entenda sobre a doença de Preta Gil

Câncer de Preta Gil, cirurgião explica

imagem Wikipédia

Alimentação saudável com fibras, baixa ingesta de carnes vermelhas, embutidos e defumados além da prática de exercícios físicos podem reduzir os casos, que quando diagnosticados no início apresentam chances de cura em mais de 95% dos casos
 

O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, da capital paulista, explica que o adenocarcinoma é um tumor maligno que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo a parte final do intestino, como no caso da cantora. Pode surgir como pólipos e evoluir para o adenocarcinoma.
 

“A incidência desse tipo de câncer vem aumentando e atualmente pode ser considerado o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres e o terceiro em homens. Como na fase inicial não costuma apresentar sintomas, por isso é tão importante a realização da colonoscopia de rotina para se identificar logo no início”, alerta o médico.
 

Dr. Rodrigo fala que, nas fases mais avançadas pode causar sintomas como dor ou desconforto abdominal, alteração nas fezes como sangramento ou alteração no formato das fezes, dor anal e até emagrecimento sem causa.

 

O exame preventivo é a colonoscopia, que deve ser realizado a partir dos 45 anos, ou antes em pessoas com histórico familiar. “No exame já é possível retirar as lesões, e nos casos mais avançados pode ser necessária a cirurgia e quimioterapia e se acometer o reto é necessário cirurgia e radioterapia — tudo a depender de cada caso”, alerta


A boa notícia é que, quando diagnosticado no início, as chances de cura são acima de 95%.

Fonte: Dr Rodrigo Barbosa – Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba com internato médico pelo Hospital Sírio-Libanês – SP. Cirurgião geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e cirurgião do aparelho digestivo pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio-Libanês-SP e titulação de mestrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de S. Paulo (IAMSPE).


Deixe um comentário