A gravidez é um momento muito esperado e feliz, mas com o advento docoronavírus, ela virou com gravidez de risco, ai vem angústia, ansiedade, preocupação de como se cuidar e fazer desse período o mais seguro e despreocupado possível.
Os cuidados diários deverão ser: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool emgel, manter distância segura entre a futura mamãe e as outras pessoas;procurar não sair de casa mas se preciso for se deslocar utilizando máscara e ter sempre ao alcance álcool em gel, evitar tocar os olhos, boca e nariz, além dos normais como cuidados como boa alimentação, manter o pré-natal.
No dia a dia a gestante deverá sempre estar atenta a algum sintoma da coronavírus, ela terá prioridade para a testagem e se for positiva ela receberá os cuidados especializados, isso inclui cuidados pré-natal, neonatal, pós-natal e mental.
Ao chegar ao grande dia do parto mesmo num tempo de pandemia, a parturiente deve ter uma experiência segura e positiva:ser tratada com respeito e dignidade, poder escolher um acompanhante e também escolher quando possível a modalidade de seu parto.
Se a gestante estiver sob suspeita ouconfirmação da contaminação pelo coronavírus, ela não precisará necessariamente fazer o parto cesariano, ele só é indicado quando clinicamente necessário. O parto deve ser individualizado e baseado na preferência da gestante juntamente com a orientação do obstetra.
Obs:- Existe uma rotina médica que todos os bebês de mulheres com suspeita ou confirmação do coronavírus, precisam ser testados, mesmo que mundialmente só dois bebês foram diagnosticados com o vírus e que provavelmente eles foram contaminados por via respiratória.
O bebê nasceu bem é hora de amamentá-lo, se a gestante estiver infectada, poderá amamentá-lo se assim o desejar, desde que pratique a etiqueta respiratória: usar máscara, lavar as mãos antes e após tocar no bebê e manter a higiene rotineira de limpar e desinfetar superfícies que venha a tocar. A gestante não deve se esquivar de pegar obebê no colo e amamentar, esses contatos são importantes para asaúde e crescimento do bebê.
Quando a gestante se sente muito debilitada para conseguir segurar e amamentar normalmente o bebê, deve ter auxílio externo para fornecimento de leite materno ao seu filho de um modopossível, disponível e aceitável para ela como:extração do leite, relactação e doação de leite humano.
Além dos cuidados na amamentação existe os cuidados importantes com relação contato social tanto da mãe como do bebê, como segue abaixo:
- em primeiro lugar deverão cessar todos os contatos físicos com pessoas fora da casa:tios, avôs, primos, vizinhos e para não deixar todos estes entes queridos sem notícias da criança e com saudades a internet está disponível para isto.
- quando a mãe sair e ele ficar em casa, ela deverá seguir todos os procedimentos recomendados pelos órgãos da saúde, ao retornar da rua, antes de ter contato com bebê novamente, tirar os sapatos antes de entrar em casa, trocar de roupa, tomar banho e aí estará preparada para pegar o bebê novamente.
- no dia a dia quando houver necessidade de ir ao supermercado, farmácia ou mesmo ao pediatra, e você não ter com quem deixá-lo em casa, então você precisa tomar outros cuidados imprescindíveis, são eles: uso demáscara (o Ministério da Saúde recomenda que somente crianças acima de 02 anos usem máscara, poisabaixo dessa idade respirar por meio deste equipamento pode ser mais difícil e aumentar o risco de asfixia), e como seu bebê não irá usar a máscara,previna-se evitando a proximidade de outras pessoas ou mesmo tentativas de carinho por parte das mesmas, o que é bastante comum para com recém nascidos;
- cuidar para que o seu bebê não encoste ou toque em qualquer superfície destes ambientes estranhos à sua casa; higienizar as mãos dele e também as suas com álcool em gel, e ao retornarem para casa, bebê e mamãe devem trocar de roupas e tomar banho.