Hipnoparto: Conheça o Método que Ameniza as Dores do Parto

Além de aumentar a confiança nos processos do corpo, hipnoterapeuta explica que a
técnica alivia a ansiedade e a percepção dolorosa das contrações

Fotografa Débora Silveira

A jornalista e apresentadora do Bem Estar (Rede Globo) Michelle Loreto usou as redes sociais para relatar seu primeiro trabalho de parto. Michelle realizou o desejo de ter um parto natural e compartilhou que pediu para receber anestesia. “Eu gritava: quero anestesia, não aguento”, escreveu. Anteriormente, Michelle já havia afirmado que chorou de medo, emoção e frustração porque “já estava quase desistindo”.

O medo de sentir dor é um fator que afasta muitas mulheres do parto normal. No entanto, existem abordagens, como o hipnoparto, que podem auxiliar no relaxamento da parturiente e ajudá-las a afastar o medo e a tensão, fatores que intensificam as dores. A doula e hipnoterapeuta Susana Moscardini explica o que é o hipnoparto e como as mães podem aprender as técnicas que as ajudarão a relaxar e ter um parto mais tranquilo.

O que é hipnoparto?

O hipnoparto é um método que combina técnicas de hipnose e relaxamento para auxiliaras mulheres durante o trabalho de parto e o parto em si. O objetivo do hipnoparto é reduzir o medo, a dor e o desconforto associados ao processo de parto, bem como promover uma experiência mais tranquila para a parturiente. Isso é alcançado por meio da prática de técnicas de relaxamento profundo, visualização positiva e sugestões positivas, que ajudam a reduzir o medo e a tensão.

Quais são os principais benefícios do hipnoparto para as gestantes?

Susana Moscardini explica que o hipnoparto contribui para diminuir a ansiedade e os medos durante a gestação, promovendo bem-estar, calma e mais serenidade para a gestante, o que beneficia também o bebê. “A técnica promove a diminuição do medo da dor do parto através das técnicas de respiração, relaxamento e sugestões positivas, construindo uma gestação mais plena, calma e um parto mais suave e confiante”, explica.

Após a gestante decidir seguir o caminho do hipnoparto, quais são os próximos passos a serem tomados?

A mulher deve realizar cursos direcionados a gestantes para aprender as técnicas e assim
conseguir colocá-las em prática durante a gestação e o parto, ou então buscar atendimentos individualizados de hipnose com um hipnoterapeuta ou instrutor de hipnoparto. O treinamento consiste na apresentação das técnicas de hipnose e no direcionamento da gestante sobre como aplicá-las. “A preparação para o parto com hipnose envolve dissipar os medos relacionados ao parto,
com a utilização de afirmações e visualizações positivas, para que a mulher vivencie uma
experiência mais tranquila, focada, suave e confiante. Utilizamos técnicas para acessar a
calma, aliviar a ansiedade e a percepção dolorosa das contrações, aumentar a resiliência, a
aceitação e a confiança nos processos do corpo e do trabalho de parto”, explica Susana
Moscardini.

Fonte: Susana Moscardini – Doula, hipnoterapeuta, educadora perinatal e instrutora de yoga gestante. Susana Moscardini é autora do livro “Doula – Mulheres que se ajudam no momento mais importante da gestação”, além de ser referência em educação perinatal e maternidade.

Deixe um comentário