Quando o brinquedo é cuidadosamente escolhido, a brincadeira torna-se um aprendizado. E na infância, até os seis anos de idade, não existe hora certa para brincar. Qualquer hora é hora. “Brincar, nesta fase, é uma das atividades mais importantes para a criança. Ela deve brincar sempre, se possível ao ar livre, com crianças de diferentes idades, com adultos, ou sozinha. Todas essas relações interpessoais farão a criança interpretar, construir o brincar de uma maneira diferente para cada uma”, diz a psicopedagoga Luciana Pierre.
Ela explica que na educação infantil os três eixos principais são: o brincar, o cuidar e o educar, que andam juntos e se correlacionam. Isso significa que a criança deve brincar à vontade, mas sem esquecer que existem outras coisas tão importantes quanto brincar, como por exemplo, almoçar, tomar banho, escovar os dentes, ir para a escola, dormir.
Porém todo mundo sabe que criança não tem limite, ainda mais quando se fala em brincar. É só mandar recolherem a bagunça e ir para a cama que começa o drama: “só mais um pouquinho”, “mas eu acabei de começar a brincadeira”, “agora que estava ficando legal”, e por aí vai. A criança precisa aprender o mais cedo possível que tudo tem limite e que ela deve cumprir todas as suas obrigações, tanto as boas quanto as chatas.
Outro problema que os pais enfrentam é na hora de sair, quando a criança pede para levar seus brinquedos. Será que é saudável carregar os brinquedos para cima e para baixo? Segundo a psicopedagoga, existem brinquedos que não devem ser levados para todos os lugares, especialmente se há perigo de perder ou quebrar, o que vai deixar a criança triste depois. Por outro lado, há brinquedos que nos acompanham por muito tempo, muitas vezes até a adolescência, e isso é saudável.
Para a criança pequena há o brinquedo simbólico. Ela estabelece uma relação afetiva com um objeto, por exemplo, um travesseirinho, um bichinho, uma bonequinha, uma caixa de fósforos, um carrinho. “Essa brincadeira simbólica permite à criança estar brincando sempre. Mesmo que aparentemente não haja um ‘brinquedo’ num determinado local, a criança inventa esse brinquedo a partir de um objeto e lhe dá um significado”. Isso é muito interessante e permite o desenvolvimento da imaginação da criança.