Hoje, graças a uma feliz iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com o Fundo das Nações Unidas (UNICEF), foi implantado no país a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que promove a adoção de práticas facilitadoras da amamentação nas maternidades. O Brasil foi um dos primeiros países que incluíram a IHAC em sua prática governamental de proteção e apoio ao aleitamento.
A iniciativa foi idealizada em 1990 com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno
- Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
- Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta norma.
- Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
- Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
- Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.
- Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
- Encorajar a amamentação sob livre demanda.
- Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.
- Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.
A iniciativa deu certo e o programa se espalhou por diversos hospitais do país. Portanto, certifique-se de que seu filhote nascerá em um Hospital Amigo da Criança. Este é um esforço mundial e vale a pena fazer parte dele.