É um feito inédito em mais de uma década de trabalho com as crianças. Devido a isso, família precisará se mudar para Joinville, agora em janeiro, onde fica a sede do Ballet.
O Ballet Manguinhos, ONG social conhecida internacionalmente por seu compromisso através da dança e da cultura no Complexo de Favelas de Manguinhos, celebra uma conquista inédita. Pela primeira vez na sua história participou da seletiva da Escola de Teatro Bolshoi, e mesmo sendo a primeira participação, foi capaz de conseguir a aprovação de um dos alunos, o José Victor Santos, de apenas 10 anos, que garantiu uma vaga na renomada escola.
O jovem bailarino, morador de Manguinhos, agora se prepara para enfrentar um novo desafio. Ele e sua família precisam se mudar para Joinville esse mês, onde está instalada a sede do Bolshoi, mas a bolsa de estudos abrange apenas as aulas e não os custos que envolvem toda essa mudança – passagens, frete, moradia. E precisam de apoio para viabilizar essa mudança que inclui o aluno, 3 irmãos e os pais.
A trajetória e empenho de José Victor para esta vitória contou com o apoio da família, especialmente do pai, professor de capoeira que, apesar de inicialmente ter incentivado o filho a treinar esportes e lutas, reconheceu o talento dele na dança e o apoiou. “Na realidade, ele sempre gostou do Ballet, desde muito novo. Como sou professor de capoeira, sempre o incentivei ao esporte e à prática de lutas e, porque não, a dança? Ele ia para as aulas de com a mãe, que é professora, e sempre fazia tudo perfeito. Então, como PAI, resolvi dar total apoio ao talento que percebemos desde muito cedo e colocamos ele no Ballet em abril deste ano. Estou muito feliz com esta conquista tão importante para o meu filho”, explica o Elias, pai do jovem bailarino.
Esse ano, o bailarino se juntará à turma de novos alunos da Escola, onde terá aulas regulares de ensino escolar obrigatório. A vice-presidente do Ballet Manguinhos, Camila Soares, expressou o orgulho pelo sucesso de José Victor, afirmando: “Em 11 anos de existência do Ballet Manguinhos, foi a primeira vez que dois alunos nossos chegaram a parte das audições diretamente na escola Bolshoi, e ser essa pessoa que levou a Ayla e o José até Joinville, foi muito emocionante. Tivemos alguns contratempos no percurso da viagem que poderiam nos fazer desistir, mas eu sabia que o sonho não era só nosso enquanto instituição, mas era o sonho de duas crianças que querem se tornar bailarinos profissionais da Cia do Bolshoi. Eles foram gigantes e muito focados passando assim na primeira fase da audição e indo para o segundo dia confiantes. Tenho certeza que essa oportunidade mudará completamente a vida do José e sua família. Estou bem feliz com os resultados”.
A história de José Victor é um exemplo de como o talento, a perseverança e o apoio de projetos sociais e ONGs podem abrir portas para um futuro promissor. O Complexo de Favelas de Manguinhos celebra essa conquista notável e torce pelo sucesso contínuo do jovem em sua jornada na Escola do Teatro Bolshoi
Fonte: O Ballet Manguinhos