Empresa amplia mix de produtos e contempla intolerantes à lactose
Ficar sem consumir leite e derivados não é fácil. Além do consumo de três porções diárias ser uma recomendação do Guia Alimentar Brasileiro, diversas receitas já incorporadas ao cotidiano dos brasileiros têm o leite entre os ingredientes. Entretanto, dependendo da etnia, a porcentagem de indivíduos com algum tipo de dificuldade de digerir a lactose pode chegar a 90%. Pensando nos consumidores que experimentam algum desconforto após o consumo de leite e também nas pessoas intolerantes à bebida, a Piracanjuba – uma das maiores marcas do segmento lácteo brasileiro – renovou seu mix de produtos e lança no mercado o leite UHT semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose. O produto poderá ser encontrado nos supermercados, hipermercados, atacados, empórios e mercearias de todo o país a partir do dia 15 de maio. “É um produto inovador e saudável, o único Zero Lactose no mercado brasileiro”, afirma Lisiane Guimarães, Gerente de Marketing.
Lactose
A lactose é um açúcar encontrado no leite. Sua digestão ocorre a partir da ação da enzima lactase, que é responsável pela “quebra” da lactose, garantindo sua digestão. Existem pessoas que podem ter uma perda progressiva da capacidade de digestão adequada da lactose: esse quadro pode se iniciar após os primeiros anos de vida e pode aumentar ao longo do tempo. Entretanto, é mais observado em adultos. Essa incapacidade é decorrente da progressiva diminuição da produção de lactase, podendo chegar a total impossibilidade de produzi-la, o que dificulta a digestão da lactose, resultando em desconfortos gástricos, como gases, dores abdominais, inchaço e diarréia.
A prevenção dos sintomas pode ocorrer de duas maneiras: ou suspender o consumo de leite e alimentos com lactose; ou fazer uso de medicamentos que agem de forma semelhante à enzima lactase, sempre antes do consumo desses alimentos. Com o leite UHT semidesnatado Piracanjuba Zero Lactose nenhuma dessas duas medidas é necessária. “Como o leite não tem lactose, não gera nenhum tipo de reação no organismo dos intolerantes a esse açúcar. Assim, eles podem incluir o leite na rotina alimentar e, inclusive, utilizá-lo no preparo de bolos, doces, cremes, molhos e outras receitas que, geralmente, precisam evitar”, conta a Gerente.