Jornalista lança livro sobre dor e superação da perda de filho recém-nascido
“Até Breve, José”, de Camila Goytacaz, fala com sutileza sobre luto perinatal
Livro ilustrado alcança meta em financiamento coletivo ao tratar de tema tabu
A perda de um filho recém-nascido envolve nove meses de expectativas que vão embora de repente, dando lugar à dor e à saudade. No entanto, há também a esperança. É o que transmite a jornalista Camila Goytacaz, autora do livro “Até Breve, José”, publicado graças a um financiamento coletivo.
A obra foi produzida artesanalmente. Camila escreveu textos em forma de diário desde o início da gestação de José, seu segundo filho, e continuou a conversar com ele após sua perda, por meio de cartas sobre detalhes cotidianos, até surgir a ideia de transformar os arquivos deste seu processo catártico em livro.
“Minha inspiração foi a enorme rede de solidariedade em que fui acolhida no momento da perda”, conta a jornalista. “Busquei conhecer outras mães que passaram pela mesma experiência e, com o tempo, também passei a ser procurada por elas, oferecendo meu apoio. A partir desta troca, tive certeza de que valia a pena publicar este livro, apesar de todas as dificuldades emocionais e práticas que teria de transpor”, afirma Camila, que descreve a experiência como “visceral”.
Ao invés de trâmites habituais, a autora escolheu convidar talentosos profissionais para participar do projeto e, um a um, foi reunindo editora, designers, fotógrafa, revisor e produtora. Foi dessa forma que os relatos intensos ganharam vida em um projeto gráfico sutil e envolvente. O resultado é um livro delicado e cheio de carinho, fugindo do clichê autoajuda. “Tudo neste livro é original: foi idealizado com ilustrações para que as imagens pudessem acolher com suavidade o texto pessoal, por isso sensível e tão real”, ressalta.
Financiamento coletivo
Para produção independente do livro, Camila recorreu ao Catarse, um site de financiamento coletivo. “Desta forma todos podem fazer parte da história do José”. A mobilização foi tão grande que atingiu a meta em apenas quatro dias. Além da pré-venda de exemplares, este formato permitiu um engajamento dos futuros leitores, que compartilharam informações e emoções sobre o livro e puderam recomendar à pessoas próximas que viveram experiências parecidas.
“Até Breve, José” pode ser adquirido pelo Catarse em condições especiais de pré-venda, com recompensas personalizadas e frete incluso até 23 de março de 2015, no link:https://www.catarse.me/en/atebrevejose. Após a data, as vendas acontecem exclusivamente no sitewww.atebrevejose.com.
Mais informações também na página do Facebook:https://www.facebook.com/atebrevejoseolivro