Livro Mostra como Quatro Crianças Sobreviveram 40 dias Perdidas na Selva Amazônica

Livro do jornalista investigativo Mat Youkee, que narra drama real de sobrevivência na selva colombiana, será adaptado para o cinema pelo estúdio do diretor Ridley Scott

O caso das crianças que sobreviveram sozinhas por 40 dias na Amazônia colombiana após a queda de um avião em junho de 2023 ganhou repercussão internacional e suscitou questionamentos ao jornalista investigativo Mat Youkee, que reside na Colômbia há 15 anos. Agora, ele responde dúvidas como “Quem eram essas pessoas?”, “Por que estavam a bordo do avião?” e “Como conseguiram sobreviver?” no livro 40 dias na floresta, que chega ao Brasil pela Matrix Editora.

Ao detalhar os pontos centrais desse drama real, o autor possibilita a compreensão sobre como os quatro irmãos – Lesly, Soleiny, Tien, com 13, 9 e 4 anos respectivamente, e Cristin, de apenas 11 meses – resistiram aos desafios da selva empregando conhecimentos indígenas ancestrais. A obra já teve os direitos autorais assegurados para o cinema e será adaptada pelo estúdio do diretor Ridley Scott, conhecido por produções como Alien, Gladiador, Blade Runner e Napoleão.

Youkee explica que, na tentativa de salvar a família, reencontrar o companheiro e impedir que a filha mais velha fosse levada a força pela guerrilha armada, a mãe dos pequenos, Magdalena Mucutuy, tomou a difícil decisão de deixar a floresta, seu lar desde que nascera. No entanto, os planos não se concretizaram. O acidente com a aeronave que sobrevoava uma das florestas mais densas e inexploradas do mundo causou a morte da mulher da etnia Uitoto, do piloto e de outro passageiro, defensor dos direitos dos povos indígenas. As crianças foram as únicas sobreviventes do desastre.

De joelhos, Lesly estendeu uma das mãos e puxou o tornozelo de Cristin.
Sua irmã caçula, de 11 meses, soltou-se do corpo da mãe, arfando e chorando.
Lesly a abraçou com força. E então olhou para cima. Dos assentos traseiros do avião,
dois rostinhos a encararam de volta, sem dizer nada.

(40 dias na floresta, p. 90)

Com apenas 13 anos, Lesly tomou para si a responsabilidade de manter os irmãos mais novos vivos. Durante dois dias, eles permaneceram em um abrigo improvisado, próximo aos destroços da aeronave, na expectativa de serem resgatados, mas ao despertar no terceiro dia, a menina entendeu que animais perigosos logo encontrariam os corpos sem vida. Ao recordar os ensinamentos da família sobre a mata, rumou com os outros três em busca do rio, onde além de água poderiam encontrar alguma comunidade.

Após essa mudança de cenário, a pesca se tornou uma possibilidade de conseguir alimento. Porém, sem varas ou barbasco – planta que paralisa os peixes – a irmã mais velha teve de improvisar um arpão. Mesmo com essa ferramenta, a família percebeu que não conseguiria encontrar ajuda ali e que não poderia mais ficar esperando no mesmo lugar. Eles decidem então voltar para a mata à procura de uma trilha e abrigo, além de frutas e sementes não-venenosas que serviram de sustento até serem encontrados.

No livro, Mat Youkee se aprofunda não apenas nos registros que envolvem a busca e resgate dos pequenos indígenas desaparecidos. Traz à tona também o que aconteceu após o salvamento, especialmente o dilema da perda do vínculo familiar com os parentes ainda vivos. Isso porque os irmãos foram encaminhados para um abrigo infantil administrado pelo governo colombiano, já que o companheiro de Magdalena e pai de Tien e Cristin foi acusado de abusar da enteada, Lesly.

Ao estilo jornalismo literário de Truman Capote, Gay Talese e Hunter S. Thompson, o autor constrói uma narrativa detalhada e instigante em 40 dias na floresta. Além de evidenciar o poder da sabedoria ancestral e a conexão dos povos originários com a natureza, retrata o contexto histórico e político da Colômbia e mergulha nas raízes de um dos episódios recentes mais emblemáticos do país.

FICHA TÉCNICA
Título: 40 dias na floresta
Autor: Mat Youkee
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-538-7

Número de páginas: 248
Preço: R$ 69,00
Onde encontrarMatrix EditoraAmazon e livrarias físicas

Fonte: Mat Youkee vive na Colômbia desde 2010, trabalhando como jornalista independente e investigador profissional. Realiza cobertura de questões ligadas aos direitos das populações originárias em países como Colômbia, Panamá, Chile e Argentina para o jornal The Guardian. Reportagens assinadas por Youkee também foram publicadas em veículos como The Economist, The Telegraph, The Financial Times, Americas Quarterly, Foreign Policy e outras publicações locais e internacionais.

Deixe um comentário