Caixas de papelão bexigas de aniversário podem render mais diversão do que aquele brinquedo super caro.
Trabalhar atividades criativas com as crianças na faixa dos 3 a 4 anos de idade exercita a coordenação motora. É importante que a criança ponha a mão na massa e participe ativamente da brincadeira, porém, os pais devem ficar sempre atentos, afinal, elas adoram colocar objetos na boca. Procure não forçar que façam algo. Isto deve ser um trabalho espontâneo e natural.
Repetir atividades também é importante, para nós adultos, algo cansativo, no entanto, para as crianças torna-se uma aventura sempre encontrando novas experiências. Por exemplo, em um intervalo de duas semanas repita a mesma atividade apresentada anteriormente e com os mesmo materiais, o progresso da criança será notório.
Uma boa atividade é construir um túnel para que elas engatinhem por dentro. Pode ser feito com caixas de papelão grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes e travesseiros, bolas, boias de soprar, colchas e almofadados. Ensine a engatinhar por dentro do túnel, a construir torres com travesseiros, entre outros.
Os pais também podem colocar piscininhas de plástico e encher com balões de soprar (não muito cheios para não estourarem), jornais, algodão, papéis manteiga e outros materiais do mesmo tipo. Deixe que as crianças rasguem os papeis, e brinquem com os balões, sempre observando para que elas não coloquem na boca. Esta atividade desenvolve, cada vez mais, os sentidos das crianças. Quando o dia estiver muito quente, opte por encher a piscina ou a banheira com água e dentro dela coloque potinhos vazios de iogurte, colheres de plástico, baldinhos e deixe-as brincar.
Ensine a criança a fazer música, ou barulho como preferir, com caixas de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira. Com isso você estimula a criatividade da criança.
Com latinhas, copos de iogurte vazios, papelões e garrafas de plástico, ensine a criança a encher os objetos com areia ou água. Demonstre como ela pode construir uma torre, uma montanha, e muitas outras formas.
Recorte diferentes formas como círculo, triangulo, retângulo em diferentes tipos de caixas. Forneça pedaços de cortiça, bloquinhos de madeira de montar e pedaços grossos de papéis. Este material irá permitir que elas juntem as peças e encaixem as diferentes formas nos buracos das caixas. Você também pode trabalhar com rolos de papel higiênico ou papel toalha, para que elas possam rolar, apertar até rasgá-los e pisar em cima.
Outra sugestão rápida são saquinhos de pano ou, até mesmo, luvas laváveis recheadas. Encha com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, etc, e acrescente sininhos nas pontas, as crianças gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.
Os pais também podem aproveitar brincadeiras da própria infância para estimular seus filhos. Faça, como antigamente, com um cordão e vários macarrõezinhos, colares, pulseiras e o que mais sua criatividade permitir. Esta brincadeira promove o treinamento da coordenação motora.
Outra atividade estimulante e muito importante é ensinar a guardar os brinquedos. Deixe que elas mesmas guardem seus brinquedos em uma caixa de papelão vazia, por exemplo. Ao termino da arrumação, é aconselhável cantar uma música. Pode–se repetir a brincadeira, assim, a criança saberá que é importante guardar suas coisas após o uso.