Pesquisa publicada no jornal Ophthalmology identificou que crianças com miopia apresentam maior tendência à depressão e ansiedade
No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Infância. Entre outras coisas, a data reforça a importância de promover a saúde para que as crianças tenham um bom desenvolvimento. Atenta à essa questão, a CooperVision faz um alerta aos pais visando conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular de seus filhos. Recentemente, um estudo publicado no jornal Ophthalmology* apontou que crianças com distúrbios oculares são mais suscetíveis a desenvolver transtornos como depressão e ansiedade.
“Quando apresentam problemas visuais, as crianças tendem a reduzir a prática de atividades físicas, deixam de participar de algumas brincadeiras e enfrentam dificuldades na escola, o que pode refletir em um desempenho acadêmico mais baixo. Isso tudo acaba contribuindo para que, em muitas vezes, elas se isolem socialmente, o que também pode ser prejudicial para a saúde mental. O estudo publicado indicou que a miopia infantil é a condição que mais impacta esse público em relação ao desenvolvimento da depressão e ansiedade”, explica Gerson Cespi, diretor geral da CooperVision no Brasil.
Um dos direitos fundamentais de todas as crianças é ter acesso garantido a serviços de saúde de qualidade, e que esse assunto seja tratado com prioridade pela família. Por isso, além de ficarem atentos à alimentação, ao calendário vacinal e à rotina de consultas com pediatras, os pais precisam se preocupar com a saúde ocular das crianças. Consultas regulares com médicos oftalmologistas, ainda na primeira infância, são decisivas para o tratamento de distúrbios visuais.
“A maioria dos pais leva seus filhos ao oftalmologista quando eles relatam que não estão enxergando bem ou que estão sentindo algum incômodo. É importante que os responsáveis busquem um oftalmologista logo no primeiro ano de vida da criança e sigam com as consultas regulares. Fazer esse acompanhamento desde cedo é fundamental para a identificação de possíveis erros refrativos de forma precoce, além de ajudar na prevenção e aumentar a eficácia de alguns tratamentos”, explica Cespi.
Outras dicas valiosas para os pais e responsáveis são reduzir o tempo que a criança passa em frente às telas de dispositivos digitais e incentivar a prática de atividades ao ar livre. Hoje existe uma opção eficaz de tratamento que, além de corrigir, consegue controlar a progressão da miopia: é uma lente de contato que reduz, em média, 59% a progressão da miopia em crianças e jovens, o que resulta em um menor grau final e reduz o risco de complicações mais graves da visão na fase adulta. Além disso, as lentes trazem mais liberdade no dia a dia das crianças e jovens, que conseguem brincar e praticar esportes com mais autoconfiança e tranquilidade, contribuindo até para um aumento em sua autoestima.
*Pesquisa publicada no jornal Ophthalmology (volume 129 – outubro/2022) identificou que crianças com miopia apresentam maior tendência à depressão e ansiedade.
Fonte; A CooperVision, uma unidade da CooperCompanies (NYSE: COO), é uma das líderes mundiais na fabricação de lentes de contato gelatinosas.