As dicas são do hair stylist, Luigi Moretto
O especialista explica que não e só a queda da temperatura que pode prejudicar os fios. “A redução da umidade do ar também castiga o cabelo, deixando os fios mais ressecados. Além disso, os banhos ainda tendem a ser mais demorados, e o excesso de água quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo. Para completar, o uso com mais frequência do secador contribui para que o cabelo fique mais áspero e quebradiço, com aspecto opaco e sem vida”, avisa. Mas, tudo tem um jeito, e as dicas do Luigi podem salvar as madeixas.
Banhos
Apesar de ser tentador abusar das altas temperaturas do chuveiro, é a água morna é o que ajudará as madeixas a não desidratarem completamente. “E ainda vale um jato rápido de água fria no final do banho para selar as cutículas”, avisa. Há pessoas que diminuem a frequência das lavagens do cabelo durante o inverno, mas Luigi ressalta que não faz mal lavar os cabelos no frio. “Na verdade, é recomendado, já que a falta de limpeza estimula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo”, avisa.
Ele conta que, normalmente, esse óleo protege o couro cabeludo, mas em excesso, associado a poluição, podem acumular nos fios, entupir o bulbo capilar, causando irritação, coceira e até queda. “Daí a necessidade de manter um cronograma de lavagens conforme o tipo de cabelo e a produção natural de óleo. De modo geral, lave o cabelo pelo menos um dia sim outro não”, recomenda.
Hidratação
Uma boa máscara hidratante ajuda a manter níveis saudáveis de água dentro das células capilares, o que auxilia na fácil absorção de nutrientes e vitaminas, e mantém as madeixas muito mais saudáveis e fortes. “Quanto às pontas, local de maior ressecamento, o ideal é usar (e no inverno, abusar) de reparadores de pontas que vão dar um boost de hidratação em razão de sua consistência mais oleosa e nutritiva”, fala.
Já os cabelos descoloridos, loiros e tingidos precisam de uma atenção extra no inverno, segundo o Hair Stylist. Isso porque, ele conta que a química presente nos produtos geralmente deixa os fios mais secos que o normal, além de oxidarem a fibra capilar, perdendo a vivacidade e o brilho da cor. A dica dele é abusar de produtos antioxidantes. Eles formam uma película protetora em volta dos fios, o que deixa os cabelos mais hidratados, nutridos e com a cor mais viva, além de promover brilho intenso e maciez.
Umectação
Outra alternativa para reduzir os danos causados pelo frio é a umectação. É um tratamento que utiliza óleos vegetais naturais. Para isso, Luigi separou uma listinha:
- óleo de rícino — extraído da mamona é rico em vitamina E, ácidos graxos e minerais que restauram e hidratam os fios, combatendo a oleosidade, caspa e dermatite seborreica.
- óleo de coco — ajuda na retenção de umidade natural dos fios, bem como sua hidratação. Traz maior brilho e maciez, podendo ser usado em todos os tipos de cabelos.
- óleo de argan — também chamado de óleo de ouro do Marrocos, o óleo de argan possui em sua composição, vitaminas A e D, que atuam no fortalecimento e combate a quedas, além de ação antioxidante, que reduz a ação danosa da poluição, vento, temperatura e uso de secadores/chapinha.
- óleo de manga — apresenta vitaminas e sais minerais que ajudam na hidratação, principalmente de cabelos cacheados, ondulados e crespos.
- óleo de abacate — é rico em vitaminas A, B, D e E, aminoácidos, ácido fólico, entre outros nutrientes que hidratam e nutrem os fios, auxiliando no seu crescimento saudável.
Além desses, também podem ser usados na umectação os óleos de oliva e de girassol. “Todos eles devem agir por algumas horas com o auxílio de touca a cada 10 dias ou quinzenalmente, mas se os fios estiverem muito danificados, esse processo pode ser repetido semanalmente”, finaliza o especialista.
Autoria:
Luigi Moretto – Curso de aperfeiçoamento pela De La Lastra, Blond On Blond – ASK Academy Schwarzkopf The Box Workshop Live com Rafael Bertolucci da Loreal Professionel Paris.