É a falta de lubrificação bucal.
Ela acontece por quê?
Ela acontece por várias razões, como por exemplo, estresse, sintomas de doenças como diabetes e uso de alguns medicamentos. Aproveitamos para ressaltar, quem está recebendo quimioterápicos ou radioterapia também sofrem da redução da atividade das glândulas salivares e suas complicações.
Estar com a boca seca, além do desconforto, mau hálito e o aumento de cáries, existe risco de outras doenças. “A saliva serve para lubrificar os alimentos para facilitar a deglutição, umedecer a boca e proteger os tecidos e garantir a limpeza bucal”, afirma o dentista e Gerente Científico do Laboratório Gross, Maurício Moreira.
Quem tem xerostomia precisa trocar hábitos alimentares, pois elas contribuem para estimular a mastigação e aliviar o problema de saúde.
Para ajudar minimizar os sintomas de boca seca alguns alimentos são indicados
Agrião
Consumir o vegetal em saladas é excelente forma para estimular a salivação e reforçar a saúde bucal, prevenindo o sintoma.
Ovos
Os ovos são fontes vitamina B e proteína. Reforçando que a falta vitamínica é uma das causas da estomatite, lesões na língua e de boca seca. Se a pessoa não ingerir produtos de origem animal por ser mais fibrosa, o ovo cozido é uma excelente substituição.
Maçã
Quem sofre de Xerostomia deve consumir 1 maçã diariamente, ela auxilia a higiene bucal porque incentiva à produção de saliva, que funciona como um detergente natural.
Melancia
Ela tem 90% de água em sua estrutura, o que ajuda a prevenir desidratação e ressecamento bucal.
Picolés de frutas
Recomenda-se que o sorvete seja de frutas, água e sem açúcar. Só lembrando que após alimentos doces, devemos fazer a higiene oral.
Sucos naturais
Indicados para manter o corpo hidratado e aliviar o sintoma, os sucos de uva, melão, goiaba e melancia, auxiliam conter a boca seca.