Nessa fase ele já é um tagarela. Fala aproximadamente 5 palavras diferentes.
Aos 11 meses, a criança passa a maior parte do tempo em pé. Ela estáansiosa para andar e quer levantar quando está no cadeirão, nabanheira, no meio do quarto. Se segurarmos eles pelas mãos, conseguemdar alguns passinhos. Engatinhando, já consegue até subir escadas. Ealguns mais apressadinhos já dão os primeiros passinhos.
Obebê age intencionalmente, usando o raciocínio. Se seu brinquedo estáescondido embaixo da coberta, ele levanta a coberta para pegá-lo.
Suavisão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinhopor perto, ele olha o bichinho se movimentar. Quando vê um livrocolorido, analisa com interesse as figuras, e olha atentamente paradesenhos animados na televisão.
Quanto ao desenvolvimento dafala, consegue falar cerca de 5 palavras. Sua pronuncia ainda ébastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguirdecifrar. Um fato engraçado é que eles repetem a mesma palavra dezenasde vezes seguidas: dá, dá, dá, dá, dá. O pequeno já entende que o somque pronunciam tem um significado. Quando diz “mamã” sabem que estápedindo carinho, comida, colo da mãe.
Consegue segurarsozinho a mamadeira e suas brincadeiras são mais coerentes. Não pegaapenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora, ele já sabe comousá-lo: empurra o carrinho para frente e para trás, gira a direção,empilha os cubos.