Para muitos bebês chegou a hora do grande passo de suas vidas, eles começam a andar.
Entre um e dois anos de idade o bebê vai desenvolver especialmente oseu aprendizado. Nesse período de vida, as mudanças físicas não são tãoevidentes quanto as intelectuais e as comportamentais. É hora de o bebêaprender.
Ao completar um aninho, ele está pronto paraaprender a andar, explorar, conhecer, experimentar tudo o que está asua volta: pessoas, objetos, lugares.
Aprender a coordenar amusculatura do corpo para andar é sua principal tarefa. Quer andar odia inteiro e nunca cansa. No início, anda com os braços para cima parabuscar equilíbrio, e com o tempo, vai baixando.
Sua linguagemestá se aperfeiçoando. Em geral, com 1 ano completo a criança fala emmédia 6 palavras e consegue imitar alguns sons que os pais ensinam,como o au-au do cachorro. Com o tempo, aprende a apontar as partes docorpo quando os pais falam o nome e identificam objetos em livrosinfantis.
Ele já tem capacidade para fazer muitas coisas:coopera enquanto o vestem, segura um copo, tenta usar a colher. Porvolta dos 15 meses começam a imitar o adulto em algumas tarefas do diaa dia. Faz coisas para mostrar que já é grande como tentar pentear ocabelo com uma escova, falar no telefone celular de brinquedo, varrer ochão com uma vassourinha.
Um dos seus passatempos prediletosé jogar objetos no chão de propósito. Se a mãe pega e devolve para ele,o bebê repete a mesma coisa milhares de vezes, achando que é umabrincadeira.
É comum a criança pegar o brinquedo dosamiguinhos, mas não querer emprestar os seus. Outra característicainteressante dessa fase do bebê é que eles adoram se exibir e, paraisso, imitam gestos e atitudes que provocam risadas.
Nessafase, o gênio da criança está mais evidente e eles podem ter acessos deraiva, bater a cabeça, se jogar no chão, dar chutes. Esse comportamentodeve ser repreendido pelos pais e analisado, pois sempre há um motivopara os acessos de raiva.