Fique esperto, aquele vaso pode não ter sido derrubado pelo seu gato. Pode ter alguém te enrolando com a cara mais “guti-guti” do mundo aí dos eu lado só para não levar um sermão.
Sua criatividade está a todo vapor. São capazes de inventar brincadeiras e, até mesmo, fazer regras. “Vamos construir uma torre bem alta. Cada um coloca uma pecinha. Quem deixar cair perde 5 pontos. Eu começo.”
A coordenação motora é boa para usar pincéis, lápis, tesouras, réguas e outros instrumentos que necessitem firmeza nas mãos.
Em relação ao desenvolvimento social, com essa idade, a criança já entende que as outras crianças também têm sentimentos e, portanto, respeita mais seus amiguinhos. Eles gostam de com partilhar suas coisas e fazem novas amizades convidando colegas para brincar.
Também entendem conceitos básicos de certo e errado, ou seja, sabem quando estão fazendo uma besteira.
Para se comunicar, usam frases no passado, presente e futuro. As frases são bem completas, com pelo menos oito palavras. Já são capazes de contar histórias com riqueza de detalhes. Dentre suas habilidades, está a arte de enrolar os pais para se livrar de uma bronca.