Inicia-se uma fase delicada, as crianças começam a descobrir e sentir medos.
A criança de 4 anos já dá sinais claros da sua independência,escolhendo uma roupa, se vestindo sozinha, escovando os dentes. Ela jánão precisa da sua mãe para tudo. Conhece muito bem sua rotina e,normalmente, nem precisa receber ordens para colocar o pijama antes deir para a cama, por exemplo.
Em geral, sua relação com outras crianças é boa, já que na escola aprende a compartilhar, trabalhar em grupo e ajudar o outro.
Já reconhece algumas letras do alfabeto e pode identificar seu nome escrito em uma folha de papel.
Nessafase, é possível notar que a sensibilidade dos pequenos é maior. Elesjá se dão conta dos sentimentos dos outros e notam quando a mãe estátriste, o irmão assustado e o pai de mal humor. São capazes até de darcarinho, cuidar, quando notam que alguém está chateado. Seu senso dehumor também é ótimo e a criança faz palhaçadas para fazer os outrosrirem.
A fase das curiosidades ainda não passou e agora eles querem saber sobre questões mais complicadas como o nascimento e a morte.
Infelizmente,nessa etapa, aparecem os medos infantis. Primeiro, se assustam com osmonstros, com o escuro, e com o tempo, esses medos passam a serabstratos, como o medo da morte e o medo de errar.