Problemas da obesidade têm origem na infância
Risco começa na infância. Cada vez mais as crianças enfrentam os problemas da obesidade. Conheça dicas para que elas se alimentem melhor.
Segundo a endocrinologista Dra. Maria Pessoa Bitelli, a obesidade infantil já está em endemia. “Este é um problema que está instalado por todo o mundo”, comenta.
As estatísticas da organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que uma em cada 10 crianças uma tem problema com obesidade e, se os pais destas crianças e adolescentes não mudarem agora os hábitos de vida de filhos, mais de 70% deles farão parte de uma geração de obesos, vítimas em potencial de doenças como a diabetes e as cardiopatias. São duas as razões consideradas importantes para o crescimento da obesidade infantil:
– Falta de Atividade Física: A criança moderna não gasta energia, não solta mais pipa, não brinca de esconde-esconde e pega-pega, não sobe em árvores e raramente anda de bicicleta. Devido à falta de segurança, ela fica presa em casa, geralmente na frente de computadores e videogames, e, muitas vezes, sem praticar nenhum esporte.
– Hábito Alimentar: Hoje elas são bombardeadas com propagandas de guloseimas que dão água na boca. São incentivadas a comer comida de má qualidade pela mídia, pela escola, que tem cantinas cheias de salgadinhos e doces, e até pelos familiares que, muitas vezes, por comodidade, substituem uma refeição por fast-food ou salgadinhos.
O controle da obesidade infantil deve começar em casa, com refeições balanceadas. Os pais devem insistir na tentativa de fazer os filhos comerem alimentos saudáveis e estimula-los a praticar atividade física.
Mas é importante que os pais dêem o exemplo e também adotem uma dieta com alimentos saudáveis para poder cobrar esta atitude dos filhos.
Como fazer o seu filho se alimentar melhor
Falar é fácil, o difícil é fazer com que uma criança coma algo que ela não goste ou simplesmente não vá com a cara. É normal a criança preferir um salgadinho, lanche ou bolacha a uma verdura, legume ou fruta, mas o fato é que ela precisa desses alimentos e, de alguma forma, ela terá comer.
Para ajudar os pais que sofrem com este problema, existem algumas dicas para que a criança goste de uma alimentação saudável. Veja quais são:
– Quando pequenas as crianças se encantam por cores. Então um prato colorido pode ser uma opção.
– Chame a criança para ajudar na preparação das refeições, pois ela ficará mais entusiasmada para comer o que preparou
– Tente fazer receitas diferentes utilizando determinados alimentos para agradar o seu filho
– Ofereça várias vezes o alimento à criança, num ambiente tranqüilo e sem pressão.
– Não tenha em casa alimentos convidativos, como doces e outras guloseimas. Apenas de vez em quando convide a criança para passear e compre alguma guloseima.
– Aproveite para oferecer alimento novo quando um amiguinho estiver presente na hora da alimentação. Certifique-se que o amigo gosta do que você irá servir e ofereça aos dois. É mais provável que ele experimente se vir o outro comendo e gostando.