Trata-se um livro rico em memórias, vivências e aprendizados dos povos indígenas e, que proclama o amor à terra e o valor das pequenas coisas, como a aproximação, o abraço, a amizade e a consciência que gera vida e fraternidade entre os povos de diferentes culturas.
No enredo, a autora traz a história do pequeno indígena Lucas Karaí, um menino guarani, e Rafael, um garoto que visita uma escola indígena e descobre o valor da amizade e a importância da valorização e preservação da terra. Entre as abordagens, estão questões ligadas à liderança, amizade, generosidade, preservação ambiental, doação e ajuda ao próximo.
Nesta perspectiva, a obra pretende refletir a questão dos povos indígenas a partir dos experimentos vivenciados pela autora Marlete Cardoso em aldeias reais localizadas no estado de Santa Catarina (SC). Por meio da vivência da autora junto às comunidades indígenas, o livro chama a atenção para os problemas que atingem o cotidiano desses povos.
Em “História baseada em aldeias reais”, os povos originários ganham voz e vez, por meio de uma autora extremamente comprometida com a causa indígena. Além disso, as ilustrações de Wanessa Ribeiro dão vida a essa história com cores vibrantes e traços que descrevem o dia a dia dos povos indígenas. Vale ressaltar que Wanessa é descendente indígena Guarani, e a autora Marlete, indigenista membro da Pastoral indigenista da diocese de Santa Catarina (SC).
Entre as competências trabalhadas na obra, estão o conhecimento geral sobre os povos indígenas, o incentivo ao pensamento crítico e criativo; repertório cultural; empatia; cooperação, responsabilidade e cidadania. O livro é indicado como dica de leitura para as turmas do fundamental I e II, professores, bibliotecários e demais pessoas interessadas no tema.
Ficha Técnica
Título: História baseada em aldeias reais
Autora: Marlete Cardoso
Ilustrações: Wanessa Ribeiro
Coleção: Saber Cuidar
Acabamento: Brochura
Páginas: 40
Dimensão: (AXC) 27,50 x 21,00
PAULUS Editora