Os 6 Pilares da Saúde da Mulher

Costumo dizer que a saúde da mulher está baseada em 6 pilares: dieta equilibrada, prática diária de atividade física, sono de qualidade, saúde mental, equilíbrio intestinal e suplementação adequada.

Quando esses pontos estão em harmonia, o sistema imunológico responde adequadamente a alguma infecção que se aproxime (como um surto de gripe, por exemplo); a um acidente que se sofra ou ao desenvolvimento de uma doença de origem genética, como um temível câncer.

Mas não é fácil viver com saúde na atualidade. Poluentes do ar, como chumbo e monóxido de carbono, causam doenças respiratórias; os agrotóxicos elevam o nível das doenças – de alterações neurológicas aos cânceres – e os disruptores endócrinos são capazes de causar alterações hormonais importantes em nosso organismo.

Infelizmente, não conseguimos atuar de forma preponderante no ar de nossa cidade. Mas podemos tentar reduzir o consumo de agrotóxicos, procurando nos alimentar com mais alimentos orgânicos e, na falta deles, utilizando técnicas para eliminar uma parte do resíduo desses produtos. Segundo a Embrapa, deixar frutas, verduras e legumes de molho em uma solução de água com bicarbonato de sódio por dez minutos e, depois, lavar tudo em água corrente pode eliminar parte dos agrotóxicos. Descascar as frutas que não são orgânicas também parece ser eficiente.

Em relação aos disruptores endócrinos – aquelas substâncias químicas que nos causam desequilíbrio hormonal, como o alumínio, BPA e o chumbo, dentre muitas outras – é importante ficar atento à adoção de novos hábitos, como restrição ao uso de cosméticos que tenham a lista de substâncias nocivas (consulte a lista na Internet); potes plásticos com BPA; descarte de medicamentos, pilhas e eletrônicos no lixo comum (que contamina o solo e a água). Todas essas atitudes farão com que se reduza o contato diário e direto com essas substâncias.

A dieta equilibrada e a prática de atividade física eliminarão o excesso de peso e deixarão as dores longe, enquanto a saúde intestinal garantirá o bom humor, ajudando até mesmo no combate ao estresse. E a prática de meditação e de outras atividades que dão prazer e proporcionam o relaxamento ajudam na saúde mental, garantindo que todos os pilares estejam em equilíbrio.

Não é fácil, mas é possível conquistar saúde todos os dias – e gradualmente.

Se você não começar hoje, dando os primeiros passos, não obterá resultados nunca.

Colunista:

Dra. Mariana Rosario é ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein. Instagram: @dramarianarosariogineco Facebook: @marianarosarioclimago

Deixe um comentário