Fotógrafos devem ter cuidados especiais na hora de clicar o bebê recém-nascido
Lembro que, quando a Alice estava na barriga, sonhava em conhecer cada detalhe desse serzinho que ia chegar, por isso resolvi fotografá-la logo cedo, conta a personal trainer Andrea Sponholz, de São Paulo. Três meses depois, e mesmo não tendo mais “aquele pezinho descamado lindo de recém-nascido”, brinca Andrea, Alice continua posando para as lentes da fotógrafa Kamila Strada, especialista em ensaios de fotos para newborn (recém-nascido em inglês). A ideia é fazer um clique a cada 90 dias até o seu primeiro aniversário. “É um ensaio muito bonito, afetuoso e cheio de amor”, comenta a personal.
O newborn, conforme explica a fotógrafa, é mesmo um gênero fotográfico apoiado no afeto e na emoção. “Ele busca, por meio de um olhar mais artístico, retratar esse momento tão rápido de transformação”, afirma a fotógrafa.
As origens deste tipo de ensaio não estão claras, mas os fotógrafos são categóricos em pontuar que a fotógrafa Anne Geddes é uma das principais precursoras do estilo. Os famosos shots com bebês em poses inusitadas, que causaram furor no início dos anos 1990, praticamente inauguraram um nicho muito lucrativo, com o qual os livros da australiana tem faturado milhões de dólares desde então. A evolução para os books de recém-nascidos se deu de forma natural, muito pelo modo como ela despertou o interesse de profissionais e pais para a nova tendência.
Para se caracterizar como tal, as fotos newborn precisam ser tiradas entre o quinto e 12º dia de vida do bebê. Além disso, o fotógrafo, mais do que ter formação na área, deve estar especialmente capacitado para tomar os cuidados necessários com a sessão. “Precisamos estudar temas como a fisiologia do bebê e as fases do sono, por exemplo”, afirma Kamila.
A singularidade do momento parece ser o principal fator de atração, desde a explosão do gênero no Brasil, por volta de 2011. Celebridades, como a atriz Nívea Stelmann, já publicaram fotos com os seus bebês dias depois do nascimento e causaram furor nas redes sociais. A Instagrammer Patrícia Taguchi, do @maebolada, conta que sempre teve certeza de que queria guardar uma recordação do filho assim, “bem novinho”, de uma forma lúdica que o retratasse cedo, mas não apenas na hora do parto. “O bebê, em 20 dias, já não tem a mesma carinha de quando nasceu. Se não forem registrados, com o passar do tempo, nem nos lembramos mais de todos os detalhes”, esclarece ela.
Cuidados mais do que necessários
Apesar da euforia dos pais com o newborn, Kamila alerta que verificar a segurança e os riscos à saúde do bebê – que pode ainda não estar completamente imunizado pelas vacinas – é a principal preocupação que deve permear o trabalho. Segundo ela, a maioria desses profissionais costuma seguir as orientações da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos) sobre como agir com o pequeno na hora da sessão. Dentro de sua experiência, ao longo dos anos, a fotógrafa foi desenvolvendo algumas práticas próprias de rotina que tem ajudado a garantir a segurança da criança. O resultado positivo dessas ações sempre tranquiliza os pais, que acabam curtindo mais à vontade o momento especial: “Questionei sobre a higiene dos equipamentos e a Kamila me passou tranquilidade”, lembra Patrícia.
Veja alguns dos principais cuidados para fazer um ensaio newborn sem inconvenientes para o seu filho:
1. Nunca deixar o bebê sozinho: os ensaios são feitos na presença de uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo todo ao lado do bebê para acalmá-lo e garantir a sua segurança. Principalmente em fotos específicas em que ele aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical, é realizada uma montagem de duas ou mais imagens na qual outra pessoa o sustenta de formas diferentes.
2. Os recém-nascidos possuem um sistema imunológico frágil e por isso estão mais sujeitos a infecções, por exemplo. O fotógrafo, de acordo com a profissional, deve sempre manter as mãos higienizadas com álcool em gel antes e durante a sessão. Jamais faça um ensaio, caso esteja com alguma doença que possa ser transmitida ao bebê. A segurança do newborn vem antes da foto bonita.
3. Certificar-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam devidamente higienizados. Mantas e acessórios são lavados com sabão indicado para recém-nascidos e isso deve acontecer antes de cada sessão, mesmo que não estejam aparentemente sujos, esclarece ela. Embalá-los adequadamente até o próximo uso também é a forma adequada de evitar o acúmulo de germes e bactérias.
4. O ambiente em que as fotos serão tomadas deve estar climatizado entre 26ºC e 30ºC. Porém, o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê: por isso deve sempre haver atenção a sinais de frio e calor que ele possa demonstrar.