Pneumonia Bacteriana e Viral, Médico explica as Diferenças

Em meio ao surto de uma pneumonia misteriosa na China, o médico otorrinolaringologista explica as diferenças entre pneumonia bacteriana e viral e como se proteger

O médico afirma que a febre tem sido um dos sinais de alerta para os novos casos de pneumonia bacteriana ou viral. “Se ainda houver catarro e for acompanhada de sintomas gripais como coriza e obstrução nasal, diarréia e tosse existe maior a possibilidade de ser viral. Já a pneumonia bacteriana, apresenta além de tosse, costuma causar febre com calafrios, tosse com secreção, cansaço intenso e queda do estado geral”, fala o médico. Vale lembrar, que o idoso, diferente da criança, não costuma fazer febre.
 

“Para diferenciar uma da outra é preciso fazer exames de imagem, como radiografia de tórax e por ser uma doença grave que pode levar a complicações como insuficiência respiratória, sepse e derrame pleural. É preciso buscar ajuda médica logo aos primeiros sinais, e isso vale tanto em crianças quanto para adultos”, finaliza Dr. Bruno.

Fonte: Bruno Borges de Carvalho Barros – Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.


 

Deixe um comentário