Ajudando “tentantes” a entenderem a infertilidade
A impossibilidade da concretização da maternidade é vivida por muitos casais. Diante da dificuldade é inevitável perguntar-se: por que não consigo engravidar? Tantas mulheres têm filhos indesejados e eu, que quero tanto um, não consigo. O que ocorre comigo?
Essa roda de conversa tem como objetivo discutir possíveis questões que contribuem para a dificuldade de engravidar, com foco na mulher e no casal. Pretende abordar os sentimentos vividos no momento em que se deseja um filho e não se consegue a gravidez. Além disso, discutirá as vivências dos tratamentos de fertilização, fortalecendo as mulheres em suas escolhas.
O objetivo dessa conversa mediada é de auxiliar a mulher e o casal a poderem pensar o que está havendo, apresentando alternativas para auxiliar na concretização da sonhada gravidez.
Duração: aproximadamente 1h30
Tópicos abordados:
- Eu quero ser mãe ou quero ter um filho?
- O momento do desejo pela gestação.
- Sentimentos associados à infertilidade.
- Conflitos gerados pela dificuldade de engravidar.
- Causas de infertilidade.
- Tratamentos de fertilização.
- Aspectos da família e do casal.
- Diferentes aspectos da feminilidade: o lugar de esposa e a vida profissional.
Ministrado por: Caroline Geocze – CRP 06/69329
Psicóloga, Psicanalista, Especialista em Psicologia Hospitalar e Mestre em Saúde Pública pela USP. Tem formação em psicologia e maternidade, tendo atuado em Hospital na área de maternidade, berçário, UTI neonatal e centro obstétrico. Há 10 anos atua como psicóloga em consultório particular, com foco na área de saúde da mulher e saúde reprodutiva. Acredita que a maternidade é um desafio, com dilemas, prazeres e muitas dúvidas para serem compartilhadas.