O lançamento é parte da campanha que promove, de forma lúdica e divertida, a inclusão de crianças que usam a alimentação enteral como parte da sua dieta
pixabay
Em celebração ao final de ano e aos momentos em família, a Prodiet, empresa referência em nutrição enteral, inova ao lançar a primeira canção infantil sobre alimentação enteral. Intitulada “Tubinho Mágico”. O objetivo é promover a inclusão de crianças que utilizam a alimentação enteral como parte essencial de sua rotina, trazendo à tona, de forma lúdica e sensível, a importância da nutrição para todos.
Bernadete Amorim dos Santos, diretora comercial da Prodiet, destaca que a campanha não é apenas uma ação de marketing, mas um presente para as famílias atípicas, que frequentemente enfrentam desafios de aceitação e compreensão sobre a alimentação enteral. “A ideia de criar uma música surgiu da vontade de incluir as crianças que usam a alimentação enteral e que muitas vezes se sentem excluídas socialmente por conta de suas limitações alimentares. O lúdico é uma forma de aproximar, de incluir, e estamos felizes em poder contribuir para essa causa”, afirma Bernadete.
“Normalmente, as crianças aprendem sobre alimentação com cantigas infantis. Mas, até hoje, não havia nenhuma sobre alimentação enteral e, para muitas, a sonda é a única maneira de receber nutrientes. Desenvolvemos o “Tubinho Mágico”como uma maneira de conscientização e inclusão e, mais do que isso, para que a canção seja utilizada por médicos, nutricionistas e professores na hora de explicar as diferenças e a importância do cuidar”, explica Mariana Motta, head de marketing e inovação da Prodiet.
Além de estar disponível no Spotify e nas principais plataformas de música, a música “Tubinho Mágico” se destaca pela sua abrangência, alcançando pais, mães e educadores em todo o Brasil. Com isso, a Prodiet não apenas sensibiliza o público para a realidade das crianças que utilizam sondas para se alimentar, mas também promove um ambiente mais inclusivo e acolhedor. “Queremos furar a bolha do preconceito e mostrar que essas crianças, como qualquer outra, têm o direito de participar de momentos comuns, como a alimentação, de forma lúdica e especial. Além disso, a campanha, que será amplamente divulgada nas redes sociais e canais digitais da Prodiet, convida o público a refletir sobre a importância da empatia e da inclusão, ao mesmo tempo em que leva informação e conscientização sobre a nutrição enteral”, comenta Bernadete.
Inclusão e impactos da música para famílias atípicas
A música “Tubinho Mágico” vai além de explicar a alimentação enteral, refletindo a realidade de muitas famílias, como a de Caroline Gorisch e sua filha Katherine, de cinco anos, que enfrenta complicações como microcefalia e traqueostomia. Caroline vê a canção como uma importante ferramenta de educação e sensibilização, que ajuda a desmistificar o tema e promover a inclusão de forma lúdica e acessível. “A alimentação da Prodiet foi um divisor de água para todos nós, pois proporcionou uma grande evolução nutricional na Katherine. Então posso afirmar que ter uma música que aborda o assunto de forma tão leve, é realmente algo incrível, pois ajuda a desmistificar a alimentação enteral, que ainda é cercada de muitos preconceitos. Cada dia de nossas vidas, vemos que a inclusão é fundamental, e o lúdico tem esse poder de abrir diálogos, tanto entre pais e adultos quanto entre as crianças, mostrando que a deficiência não é uma doença, mas sim uma característica que faz parte da vida dessas crianças, e isso é transformador”, explica Caroline.
Carla Berrido, mãe de Bernardo, de sete anos, também compartilha sua jornada e a emoção que sentiu ao saber do lançamento da música “Tubinho Mágico”. Bernardo, que nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele e passou por inúmeras cirurgias, hoje depende da nutrição enteral para manter seu desenvolvimento saudável. A trajetória de Carla e seu filho é marcada por desafios contínuos, desde os primeiros dias de vida do Bernardo, até os momentos em que tiveram que se adaptar a uma nova realidade alimentar e superar o estigma que muitas vezes acompanha o uso de sondas. “A música veio como uma surpresa muito emocionante para nós. Quando soube que havia uma canção que falava sobre a alimentação enteral de maneira lúdica, fiquei extremamente tocada. É uma forma de inclusão que realmente toca o coração, porque não apenas explica algo tão importante de maneira leve, mas também abre espaço para que outras pessoas, tanto crianças quanto adultos, compreendam e aceitem essa realidade”, explica Carla.
A música “Tubinho Mágico” estará disponível a partir do dia 02 de dezembro nas principais plataformas de música e também pelas redes sociais da Prodiet.
Fonte – A Prodiet Medical Nutrition é uma empresa brasileira que se destaca pelo desenvolvimento e comercialização de fórmulas nutricionais especializadas para atender às necessidades específicas dos profissionais de saúde e consumidores.