A abóbora contém vitamina B3 e ainda cálcio, fósforo e fibras
Pode ser encontrado de várias formas e cores, a abóbora moranga é mais adocicada. A polpa, as sementes e as flores são comestíveis. Possui casca dura e pode ser armazenada por longos períodos, pois duram cerca de um mês sem refrigeração. Serve para fazer doces, recheios sopas, purês, refogados, ensopados, caramelada etc.
Benefícios: meia xícara possui aproximadamente 40 kcal. Contém vitamina B3 e ainda cálcio, fósforo e fibras. É ótima fonte de vitamina A, auxilia no funcionamento do intestino e diminui a absorção do colesterol. As sementes são fontes de proteínas, ferro, vitamina E, do complexo B e fibras.
Ingredientes:
1 abóbora
1 cebola (pequena ou média, dependendo do tamanho da abóbora) cortada em pedaços grandes
1 cenoura
1 abobrinha
1 pitada de sal
Modo de preparo: descasque e corte, em cubos, a abóbora em uma panela funda e com tampa. Acrescente a cebola, a cenoura, a abobrinha e o sal. Leve ao fogo baixo com um dedo de água e deixe cozinhar com a tampa fechada. Cozinhe o arroz separadamente lavado em abundante água fervente e levemente salgada. Use sal grosso para salgar a água, mas com cautela para não deixá-la salgada demais. Vá experimentando o arroz e quando estiver cozido no ponto al dente, escorra a água, da mesma maneira que se faz com macarrão. Cozida a abóbora com os outros ingredientes, retire-os do fogo e bata tudo no liquidificador ou mixer, até ficarem como uma papinha de neném. Junte a papinha ao arroz cozido.