Ronco em crianças pode afetar a saúde

Sintomas como respiração desordenada durante o sono, ronco frequente, apneia e asfixia podem levar a problemas de saúde, se não tratados

As crianças eventualmente roncam, e isso, muitas vezes, é inofensivo. Mas as que roncam frequentemente e têm problemas respiratórios durante o sono apresentam um risco maior de desenvolver dificuldades de concentração e de aprendizagem. Um estudo mostra que muitos pais não estão conscientes dos possíveis riscos associados com o ronco frequente em crianças.
“O ronco periódico em crianças não é incomum. Mas, quando se torna recorrente e a criança desenvolve apneia, a qualidade do sono é afetada. Isto, por sua vez, pode levar a problemas como cansaço diurno, falta de concentração, dificuldades de aprendizagem, enurese e atraso no crescimento”, afirma o pediatra e homeopata Moises Chencinski.
ronco em crianças pode afetar a saúde - Foto: yc0407206360 / pixabay.com
5% de ronco
Um estudo realizado na população sueca, que buscou determinar a ocorrência do ronco e da apneia do sono em 1.300 crianças com idades entre 0 e 11 anos, descobriu que aproximadamente 5% das crianças examinadas roncavam várias vezes por semana. Apesar de ronco pronunciado, apenas um terço dessas tinha recebido ajuda médica para o seu problema.
Redução da qualidade de vida
“Crianças com ronco persistente, muitas vezes, têm uma qualidade de vida reduzida, especialmente as que têm apneia do sono. O estudo mostra que a consciência sobre os efeitos negativos dos distúrbios respiratórios, durante o sono, para a saúde das crianças é baixa e que a maioria dos pais não está ciente de que isso é algo que deve ser investigado e tratado. O resultado óbvio do estudo é que os pais precisam de mais informações sobre essa condição”, conta o pediatra.
Ronco pode ser curado
A razão mais comum para o ronco em crianças são as amígdalas aumentadas ou as adenoides. Nestes casos, o ronco pode, muitas vezes, ser curado ou reduzido com uma cirurgia. O conselho dos pesquisadores é que as crianças com ronco recorrente grave e apneia do sono devem passar por uma avaliação médica.
Dr. Moises Chencinski

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com título de especialista em pediatria pela Associação Médica Brasileira (AM...

Veja o perfil completo.

Deixe um comentário