Sem Medo! Como Criar uma Experiência Positiva para as Crianças no Dentista

Professor de Odontologia do Centro Universitário Una dá dicas para familiares e dentistas

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A odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde da boca das crianças. São dentistas responsáveis pelo atendimento desde bebês até a adolescentes, atuam na prevenção e na solução dos problemas bucais, mas também com os aspectos psicológicos e educacionais dos pequenos pacientes. 

O grande medo que alguns adultos têm da cadeira do dentista tem origem nas vivências negativas de procedimentos odontológicos realizados na infância. Por isso, o trabalho do odontopediatra é essencial para evitar possíveis traumas psicológicos gerados pelo tratamento dentário. 

Lucas Rodrigues, professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Una, destaca que a recomendação é que a visita inicial do bebê aconteça ainda no primeiro ano de vida. “A primeira consulta odontopediátrica é uma oportunidade crucial para criar uma bom momento para o bebê e sua família. A ansiedade e o medo são comuns em pacientes infantis devido à novidade do consultório, dos instrumentos e das interações com novos profissionais. Para tornar essa situação mais agradável e tranquila, é essencial focar no acolhimento e na adaptação ao ambiente odontológico”. 

Na consulta, o objetivo é estabelecer uma relação de confiança e conforto, conforme aponta o docente. “A equipe deve se dedicar a criar um espaço amigável e acolhedor, onde a garotada possa se sentir segura. É importante explicar de forma simples e lúdica o que será feito, utilizando uma linguagem adequada para a idade e permitindo que a meninada explore o local e os instrumentos de forma controlada”. 

Lucas enfatiza que tornar a visita ao dentista uma experiência positiva é crucial para que a criança desenvolva uma atitude saudável em relação aos cuidados dentários. “Optar por decoração temática, lúdica e colorida no consultório para criar um ambiente amigável, como murais de personagens de desenhos animados ou temas infantis, investir em uma sala de espera convidativa com brinquedos, livros e jogos para distrair e entreter os meninos e meninas enquanto esperam, são algumas das técnicas que os dentistas podem utilizar”. 

O docente dá algumas dicas para os profissionais da odontologia conquistarem a confiança e cativar os pequenos pacientes.

  • Use uma linguagem simples e positiva para explicar os procedimentos;
  • Evite termos que possam assustar, como “dor” ou “agulha”;
  • Conte histórias ou use analogias para explicar o que será feito. Isso pode ajudar a descrever o tratamento de forma menos ameaçadora. Esta abordagem dependerá da fase de desenvolvimento psicológico em que a criança se encontra;
  • Ofereça prêmios simbólicos, como adesivos ou brinquedinhos, após a consulta para reforçar comportamentos positivos;
  • Elogie pelo comportamento tranquilo e pela cooperação durante a consulta odontológica.
  • Permita que os pais estejam presentes durante o procedimento, se o paciente se sentir mais confortável com isso;
  • Utilize de dispositivos com jogos e vídeos educativos para distrair os pequenos durante o atendimento.

“A chave é criar um ambiente seguro e acolhedor e construir uma relação de confiança com a criança para que ela se sinta à vontade e confiante durante as visitas ao dentista”, salienta Lucas.

Fonte: Lucas Rodrigues, professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Una – Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima – maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil.

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