O antigo hábito de fotografar os membros da família na casa em que eles vivem voltou com tudo!
Você já deve ter visto naqueles filmes antigos uma cena em que a família se reúne na sala de estar e fica esperando a chegada do fotógrafo, e ele, com apenas um ‘clique’, faz o registro de duas ou três gerações que possuem o mesmo sobrenome. Depois, esta fotografia ganha uma bela moldura e um lugar cativo na parede da casa. É possível que seus avós guardem até hoje um quadro destes!
Com o tempo, estes hábitos foram sendo esquecidos. O cenário de grande parte das fotos familiares passou a ser o estúdio fotográfico, e a tela do computador fez com que as paredes ficassem vazias.
Só que agora esta ideia de registrar os momentos em família no próprio lar voltou com força total e até com um nome próprio: lifestyle. “É uma sessão de fotos que fica a cara da família. Lifestyle significa estilo de vida. É realmente o registro do momento, da rotina daquela casa e não uma super produção feita em estúdio. As pessoas não dão mais tanto valor a esse cotidiano familiar. As crianças de hoje já não têm mais aqueles álbuns recheados de fotos com memórias da infância e isso é o que de melhor a fotografia pode nos proporcionar”, acredita a fotógrafa Pamela Bettega.
Não importa se o casal acabou de se mudar para a casa nova, se a família acaba de crescer com a chegada de um bebê ou se é uma família grande com avós, netos, primos, tios e sobrinhos. Todas as famílias podem fazer um ensaio lifestyle e qualquer casa pode ser o cenário. “Quando eu sugiro o lifestyle, alguns clientes não querem porque acham a casa feia, ou porque a casa ainda não está pronta ou toda decorada, mas aí eu explico que o principal não é isso. O principal é registrar a simplicidade dos momentos que eles compartilham todos os dias, é tentar entender como vive essa família e traduzir isso nas fotografias através dos detalhes”, explica Pamela.
Os pets também podem e devem participar deste ensaio fotográfico. Vale escolher um só lugar da casa que a família goste mais ou fotografar em todos os cômodos! O importante é garantir a espontaneidade e autenticidade daqueles instantes que ficarão eternizados nas fotografias. Por isso, nada de fazer muitas poses. Para o lifestyle, quanto mais simples, melhor.
Site: pamelabettega.com.br