Há quem adore temperos fortes, mas ao estar grávida a mulher precisará redobrar certos cuidados com temperos, eles não farão mal ao bebê, mas sim ao processo da gravidez pois provocam várias alterações em seu organismo.
1. Sal – na gravidez muitas alterações que ocorrem no corpo da mulher, uma delas é reter líquidos, portanto ingerir muito sal pode agravar ainda mais esse problema e ainda levar a um aumento da pressão arterial, o que pode causar pré-eclâmpsia.
2. Gengibre – um alimento fitoterápico, mas que as grávidas só devem consumir com autorização médica, por exemplo quem toma anticoagulantes não poderá consumir, e além do disso o consumo em excesso pode induzir partos prematuros e provocar abortos
3. Pimenta – ela poderá agravar sintomas que normalmente as gravidas já costumam ter como: azia, refluxo, intestino mais lento, ainda pode causar irritação das hemorroidas principalmente final gravidez.
4. Louro – O consumo diário de louro, e acima de tudo os remédios naturais que o utilizam em sua composição, são contraindicados para mulheres grávidas, pois podem estimular o aborto.
5. Canela – Se a mulher suspeitar da gravidez não deve tomar chá de canela, já que a canela provoca pequenas contrações musculares e desencadear aborto, o ideal é não consumir canela de nenhuma forma.
6. Curry – use com moderação, para evitar agravamento dos problemas digestivos como azia, refluxo, indisposição estomacal.
7. Cúrcuma ou açafrão – em dose alta pode ter efeito abortivo.
8. Hortelã – ele é uma planta teratogenicidade, ou seja, ela pode causar dano ao embrião ou ao feto na gravidez
9. Noz Moscada – pode ser abortivo provoca contrações
10. Alecrim – também não deve ser consumido principalmente nos primeiros dois trimestres pode ser abortivo.
11. Manjericão – pode ser abortivo provoca contrações
12 .Orégano, – pode ser abortivo provoca contrações
13. Tomilho – pode ser abortivo provoca contrações- substância chamada tujona, que pode estimular o útero e provocar abortos involuntários, ou hipertensão arterial.
14. Shoyu – O molho Shoyu é um alimento repleto de sal e corante, as grávidas não devem consumir, ele se em alimento industrializado.
15. Sazon – tempero com glutamato monossódico, sal em excesso não deve ser consumido, alimento industrializado.
O prazer da alimentação e a saúde precisam andar juntos nesse momento.
Em qualquer dúvida consulte seu médico.
Muito interesante
Parabéns sempre aprendendendo um pouco mas☺☺
Artigo bom, muito útil; só seria melhor se tivesse dicas de substituições.
Acabei de descobrir que eu não posso comer nada que tenha na minha cozinha, minhas receitas eram baseadas nos temperos listados acima. Agora é mudar a rotina alimentar…
Eu estava Co sumindo muito sal, e não tem me feito bem, outro dia coloquei tomilho no molho de Bolognese, fica muito bom, mas tive tanta cólica, o dia td.
Foi bom saber.
Gente será que faz mal ao bebê descobri que estou grávida mas só tá me dando vontade de comer limão com sazon
Tenho colocado quase todos esses temperos na carne ultimamente tô tendo muita dores e a barriga dura pode indicar um parto prematuro tô com 27 semanas?