Hábitos Alimentares Podem Melhorar a Fertilidade

Manter bons hábitos alimentares é indicado para todos em qualquer fase da vida para manter o equilíbrio da saúde e os órgãos em pleno funcionamento, mas pode ser especialmente importante para o casal que deseja engravidar, já que é comprovado cientificamente que o consumo de determinados alimentos aliados com uma vida de hábitos saudáveis podem melhorar a fertilidade masculina e feminina de forma natural.

Para os homens, o que pode ajudar na contagem de espermatozoides, e consequentemente na fertilidade, é a ingestão de alimentos que contenham zinco, presente em cereais integrais, ostras, frutos do mar, germe de trigo, ovos, abóbora, avelãs e outras nozes, feijões, levedo de cerveja e cebolas.

No caso das mulheres, o ideal é manter a insulina em níveis mais baixos, por isso, uma dieta reduzida em carboidratos é indicada. Quando os níveis de insulina e açúcar aumentam, isso leva a um desequilíbrio hormonal, o que pode causar irregularidades na ovulação. Outra questão está relacionada às células ovarianas responsáveis por converter o colesterol em testosterona, que, em excesso, pode atrapalhar a ovulação.

Neste processo, o primeiro passo é evitar ingerir alimentos que possuam gorduras trans, pois esse tipo de gordura pode levar as obstruções arteriais e afetar a fertilidade, bem como o coração e os vasos sanguíneos.

Além disso, o consumo de gorduras vegetais insaturadas é indicado, pois elas aumentam a sensibilidade do organismo à insulina e reduzem a atividade inflamatória. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em óleos vegetais, nozes, sementes e peixes de água fria, como salmão e sardinha. Evite peixes de águas profundas, como peixe-espada, atum, cação, tubarão e arenque, pois podem estar contaminados com arsênio, chumbo e mercúrio.

Outro ponto importante é aderir constantemente ao consumo de proteínas vegetais. Esse tipo deproteína pode ser encontrado em alimentos simples como feijão, soja, ervilhas, tofu e nozes. Atenção para os alimentos com soja processada (leite de soja, carne de soja, queijo de soja etc.), pois têm efeitos estrogênicos que podem atrapalhar a fertilidade.

Outra dica importante é consumir carboidratos de digestão lenta, pois eles são ricos em fibras e vão facilitar o controle da glicose no sangue e dos níveis de insulina. Esse tipo de proteína pode ser encontrada nos vegetais, nas frutas e nos grãos integrais, por exemplo.

Além disso,um copo de leite integral ou uma porção de iogurte integral ao dia podem favorecer a fertilidade, pois promovem menor oscilação da globulina, que é a proteína que contribui no transporte de hormônios relacionados à fertilidade.

Compostos como ferro, zinco, cálcio e ácido fólico, os polivitamínicos são fundamentais. Eles são encontrados em cereais integrais, espinafre, couve e outras verduras de folhas escuras, bem como abóbora, beterraba e tomates.

Por fim, beba bastante água! Com certeza, a água é sempre a melhor escolha (dê preferência às minerais). Café, chá preto e álcool podem ser consumidos, mas eu recomendo que seja em baixa quantidade.

Ah, por fim, de preferência, suspenda os refrigerantes, pois são calóricos e não fazem bem para a saúde no geral.

Deixe um comentário