10 Alimentos para Ajudar na Imunidade das Gestantes

As grávidas e puérperas estão no grupo de risco para o novo coronavírus, por determinação do Ministério da Saúde. Embora não haja estudos profundos que elas seriam realmente mais vulneráveis, mas algumas puérperas faleceram com Covid-1, então a partir desses acontecimentos trágicos órgão decidiu redobrar a atenção com essa população como forma de precaução.

O Ministério avaliou que as gestantes e puérperas são mais frágeis a infecções, principalmente no último trimestre da gravidez e logo após o parto ficam fragilizados o sistema respiratório e a imunidade.

De acordo com o Dr. Domingos Mantelli durante o período gestacional, afinal um bebê está em desenvolvimento, a futura mamãe precisa reforçar a imunidade.

Neste período, ela necessita conservar as suas defesas fortificadas. “Nesse contexto, importante informar que existem vários alimentos que ajudarão melhorar a qualidade da imunidade da gestante”, informa o ginecologista e obstetra.

1- Frutas cítricas – Dentre elas estão: Limão, laranja, acerola e tangerina. A produção das células de defesa no corpo é aumentada quando se consome Vitamina C.

2- Cogumelo Shitake: Tem em sua composição a lentina, substancia que auxilia a defesa do corpo, prevenindo infecções e doenças.

3- Probióticos: Os alimentos probióticos, tem em sua composição bactérias do bem, que são ótimas na absorção de vitaminas e minerais e para saúde intestinal .

4- Vegetais verdes-escuros: Dentre eles estão: couve, agrião, espinafre e almeirão, estes vegetais também ajudam na manutenção da imunidade. Eles contém vitaminas A, B12, B6 e metilfolato.

5- Água: Ela ajuda a liberar toxinas, mas a final Hidratação é fundamental, a água é responsável por transportar nutrientes, sais minerais e oxigênio para as células.

6- Alho: Possui grande quantidade de alicina, além de vitaminas A e C, essenciais para o combate de infecções e o bom funcionamento do sistema imunológico.

7- Batata Yacon: Essa batata é excelente para o bom funcionamento da flora intestinal e prevenção do diabetes tipo II. Com vitamina C, frutooligossacarídeos (fibras prebióticas) e repleta de potássio.

8- Cebola: Com propriedades antioxidantes, rica em fitoquímicos, exercendo sobre o sistema imune uma ação positiva.

9- Tomate: Ele possui betacaroteno uma propriedade que reforça as células do sistema imune por ser antioxidante.

10- Gengibre: Tem ação bactericida e conta com altas taxas de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e é antioxidante, reduz a inflamação no organismo. Ele ajuda ainda na circulação sanguínea. Normalmente entre as grávidas a má circulação é muito comum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *