18 de Maio: como Reconhecer os Sinais de Violência Infantil 

Especialista dá dicas de como identificar o comportamento diante de violações de direito e abusos 

O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data trata de uma realidade que impacta diretamente os Brasileiros. Segundo os dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que analisou os crimes cometidos em 2021, o Brasil registrou, em média, 130 casos por dia deste crime.  Diante de tantos desafios é preciso nos questionarmos sobre como é possível promover a defesa e promoção dos direitos e identificar sinais dos diversos tipos de violência.

Para Michele Aparecida Morais Santos, psicóloga do Marista Escola Social Ir Lourenço, é importante alertar sobre os sinais de violência e debater sobre as ferramentas que a sociedade tem para prevenção. “É necessário um trabalho preventivo e de escuta, preparar toda a sociedade para aprender a identificar os sinais trazidos pelas crianças e adolescentes”, revela. 

Segundo a psicóloga, os tipos de violência podem ser categorizados em física, psicológica, sexual e institucional, em que todas as crianças e adolescentes têm seus direitos negligenciados. “Muitos comportamentos estão diretamente ligados à violência, discriminação, e qualquer omissão que prejudique a criança e o adolescente. Como são seres diferentes e únicos, precisamos lembrar que cada um pode reagir de maneiras diversas dependendo do que vivenciam”, alerta. 

Projetos reforçam a importância do debate

A escola, como espaço de escuta e acolhimento, promove reflexões com os alunos sobre a importância e a defesa dos direitos. No Marista Escola Social Ir Lourenço, que atende crianças e adolescentes gratuitamente na Zona Leste de São Paulo (SP), 

os alunos e a comunidade são engajados a debaterem sobre o tema. “Nesse sentido devemos oferecer a maior quantidade de informações, para que as famílias e os responsáveis possam fortalecer seus filhos, por meio da escuta e do acolhimento, assim toda comunidade escolar e a rede de apoio estão alinhadas em atividades que ensinem, debatam e promovam a defesa dos direitos”, reforça.

Para a especialista, toda a rede de apoio da criança e do adolescente pode identificar sinais de possíveis violações dos direitos. Confira as dicas:

Mudanças de comportamento 

Desde o rendimento escolar, até o isolamento, ansiedade ou alterações no sono ou na alimentação são fatores que devem ser olhados com cuidado pelos responsáveis e por toda família. 

Comportamentos repentinos

Se a criança ou adolescente retorna hábitos e comportamentos que já tinha abandonado anteriormente, pode ser um dos sinais para observação. “Com a pandemia, é importante olhar para as relações sociais. Muito desse cuidado pode estar ligado com a forma como age na frente das telas e computadores, todas as características devem ser observadas em conjunto com outros fatores”, reforça Michele.

O silêncio na rotina

Em casos relacionados aos diversos tipos de violência crianças e adolescentes podem se sentir ameaçados, por isso, o silêncio pode ser uma característica do comportamento. 

Sinais físicos

Em caso de violência física, além dos sinais visíveis, podem aparecer também sintomas como dores na cabeça, enjoos e dificuldades digestivas, por exemplo. 

Aprendizagem

Baixo rendimento, dificuldade de concentração, pouca participação nas atividades escolares. “Todos esses sinais podem ser observados, e essa rede de apoio pode identificar e oferecer o suporte e também empoderar as crianças e adolescentes para serem cada vez mais defensores dos seus direitos”, reforça a psicóloga.

Fonte: Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.

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