4 Sinais Que Você Precisa de Aparelho Ortodôntico

E muitas vezes as pessoas não percebem que a saúde oral está ficando comprometida por conta disso

1- Dentes tortos ou desalinhados.
Ninguém gosta de olhar no espelho e ver que os dentes não estão alinhados como deveriam, não é mesmo?

Dentes tortos podem comprometer toda a funcionalidade da boca. E o mau posicionamento dos dentes na arcada dentária costuma ser um dos principais indícios de que o paciente precisa passar pelo tratamento ortodôntico.

Muitas pessoas acabam adiando o tratamento ortodôntico, não dando a atenção necessária por ser somente “alguns dentes desalinhados”. “Esse pensamento precisa mudar, pois esse desalinhamento pode trazer diversas consequências para a saúde bucal. Não procure o especialista somente quando a situação chegar em caso emergencial ou quando já estiver sentindo muita dor. Quanto mais cedo buscar a solução para o problema mais fácil poderá ser a resolução.” alerta Karin Stamer, diretora clínica da Eclinic Odontologia.


 2 — Problemas com a mordida.
O encaixe errado da arcada dentária pode dificultar a mastigação, a respiração, a fala e até mesmo o processo digestivo. Além de posteriormente ocasionar problemas como bruxismo, fratura e perda de dentes, retração gengival, tensões musculares e comprometimento de articulações da boca.

Um especialista em Ortodontia é ideal para te auxiliar a identificar uma mordida errada e planejar qual é o melhor tipo de tratamento para resolver o problema.


“A mordida errada pode se desenvolver com o passar dos anos, não aparece simplesmente da noite para o dia. Por essa razão, é indispensável buscar um especialista em Ortodontia para avaliar sua situação. Dependendo do caso, o aparelho ortodôntico, alinhadores invisíveis ou outros procedimentos podem resolver seus problemas. Nenhuma dor ou desconforto devem ser ignorados.” esclarece a cirurgiã dentista da Eclinic Odontologia.

3 — Dentes com espaçamento entre si.
Também conhecido como diastema, é outra condição bastante comum. Nessa situação, os dentes ficam separados por um vão, e além de trazer um problema estético, também gera dificuldade na mastigação e na dicção.

Vale ressaltar também que uma das principais causas secundárias de diastema é a perda de um dente. Quando isso ocorre, os dentes vizinhos se movimentam na tentativa de achar uma nova mordida, porém na maioria das vezes essa nova posição dentária provoca um desequilíbrio funcional generalizado.

 

4 — Dor na mandíbula e de cabeça.
De acordo com Karin Stamer a dor é sempre um sinal de atenção. E tanto dores na mandíbula quanto dores de cabeça, podem ser reflexos da mordida desequilibrada, já que todo o processo é feito de maneira errada.

Se você já sentiu ou ainda sente algum tipo de dor nos músculos da face ou até mesmo na cabeça e pescoço, atente-se. “Os sintomas podem representar o mau posicionamento da arcada dentária. O problema pode atingir várias idades e para resolver, é indispensável o acompanhamento de um profissional.” diz a diretora clínica da Eclinic Odontologia.


Ter um sorriso perfeito e manter a estética durante o tratamento Ortodôntico é uma preocupação para você? Não quer sentir o aperto dos aparelhos convencionais ou ter uma mudança drástica na sua alimentação? Saiba que com os alinhadores invisíveis isso é completamente possível.


“É uma alternativa bem interessante ao tratamento ortodôntico convencional, aquele feito com o uso de bráquetes. O tratamento com alinhadores invisíveis é mais rápido e previsível, quando comparado com outros tipos de aparelho ortodônticos para correção do sorriso. Os alinhadores são mais confortáveis, sua adaptação é mais rápida e é fácil manter a higiene bucal. Por não ter fios ou bráquetes é muito mais simples de manter a saúde, além da rotina alimentar.” Atualmente, pode-se tratar praticamente todos os casos de má-oclusão com os alinhadores invisíveis . “O tratamento começa com a criação de uma imagem 3D pelo ortodontista, através de um software especializado para mapear o percurso do novo sorriso. Após o planejamento, os alinhadores são impressos com material que utiliza tecnologia de última geração.” Finaliza Karin, especialista da Eclinic Odontologia.

Autora: Dra. Karin Stamer Janikian – CRO: 48859
Ortodontista e Especialista em Harmonização Orofacial
Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista – UNIP. Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Universidade Paulista – UNIP e Odontopediatria pela ABENO-
Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Residência em Ortodontia pela Michigan University, Ann Arbor e Pós-graduada em Harmonização Orofacial HOF com aperfeiçoamento pela Harvard University, Cambridge Massachusetts.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.